Reconhecer o trabalho desenvolvido por produtores e técnicos do Suicopper III e incentivar as melhorias da cadeia de produção, buscando sempre a competitividade sob os aspectos social, ambiental e econômico são os objetivos do Programa Suíno Ideal, da Coopercentral Aurora Alimentos, ao premiar aqueles que apresentam o melhor desempenho na aplicação de técnicas que garantem bons resultados zootécnicos com baixos custos de produção. O assessor de suinocultura da cooperativa, Sandro Luiz Tremea, explica que o Suíno Ideal é um processo de melhoria contínua e está sempre voltado para as demandas de mercado, buscando inovações tecnológicas que agreguem valor à cadeia.

Entre os técnicos, os vencedores foram Silvonei Conte (Copérdia/Coperio) e Acenor F. Da Silva (Cooperalfa). Como prêmio, eles receberam, respectivamente, uma viagem internacional com acompanhante, e uma viagem nacional com acompanhante. Os critérios de avaliação foram a conversão alimentar, mortalidade na propriedade, mortalidade no transporte, resultado DTO, visita produtores e efetividade da aplicação do método.

Os produtores destaque de 2012 foram Agostinho Presotto (Coperdia/Coperio), Gentil Sgnaulin (Cooperalfa) e Dirceu Jaco Hoffman (Cooperalfa). Além dos mesmos critérios de avaliação dos técnicos, os produtores também foram observados pela aplicação do programa De Olho e QT Rural (metodologia do Sebrae) e Suíno Ideal, Infraestrura da propriedade e fidelidade ao Sistema. Os vencedores e acompanhantes foram contemplados com uma viagem a Brasília para conhecer a estrutura da Aurora e passeio turístico.

Tremea reforça que os consumidores são os que ditam as regras de mercado e estabelecem as exigências e padrões desejados. “Seguramente, só se conseguirá atender as exigências do mercado através da implantação de padrões de manejo e padrões de assistência técnica nas rotinas de produção e é isso que o programa visa em toda a sua integralidade”, afirma.