Mais da metade desses consumidores acredita que os gastos serão maiores em 2016

Os brasileiros deverão pesquisar mais os preços antes de comprar material escolar. É o que aponta levantamento da Fecomércio RJ/Ipsos, realizado no mês de novembro. No período da apuração, 39% dos brasileiros afirmaram possuir esse tipo de gasto e, a pesquisa de preços antes da compra deverá ser realizada por 89% destes consumidores este ano. Em 2015, essa era a intenção de 49% dos que tinham essa despesa. A opção pelo pagamento parcelado também subiu. Entre os que declararam comprar material escolar, no ano passado, 24% declararam a intenção de parcelar a compra, ante 49% neste ano.

Questionados sobre os gastos para o início das aulas, mais da metade dos que possuem essa despesa (58%) acredita que os preços estarão maiores que os praticados em 2015, maior sensação de aumento de custos dos últimos três anos.

Segundo a pesquisa, 93% desses consumidores pretendem realizar as compras escolares em estabelecimentos comerciais. Comprar na própria escola é uma prática pretendida por apenas 7%, representando recuo de 6 p.p. em relação ao ano passado.

A maioria dos brasileiros que irá comprar material escolar deverá adotar o mesmo calendário de compras de 2015, ou seja, não pretende antecipar suas despesas, de acordo com 63% dos entrevistados.

 

 

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, entre os dias 14 e 28 de novembro de 2015, com 1.200 consumidores em 72 municípios brasileiros.