Três atletas e um técnico catarinense foram convocados  para disputar o 6º Festival Olímpico da Juventude, em Sydney, na Austrália, em janeiro de 2013. A lista de atletas e técnicos das Olimpíadas Escolares – 15 a 17 anos que representarão o país na competição foi divulgada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Os catarinenses convocados pelo COB são o técnico Alceu Boska Cavalett, de Joinville; e os atletas Jean Carlos Barbosa, da escola Pedro I, de Blumenau; Letícia Oro Melo, da escola Professora Ana Maria Harg, de Joinville; e Amanda Scherer, da escola Adolpho Konder, de Blumenau. “Este é o reconhecimento do trabalho feito no esporte catarinense”, comemorou Ademar Silva, integrante da gerência de Esportes de Base e Inclusão e chefe da delegação de Santa Catarina nas Olimpíadas escolares 15-17 anos, que ocorrem até o dia 8 de dezembro, em Cuiabá (MT).

“A convocação desses jovens atletas mostra a renovação do atletismo de Santa Catarina e demonstra que depois da Tamiris (de Liz) vem muito atleta bom por aí”, destacou o técnico Alceu Cavalett, referindo-se ao fato de Tamiris, 11 medalhas de ouro nas Olimpíadas Escolares - ter encerrado seu ciclo na competição.

Será a primeira participação do Brasil no Festival Olímpico da Juventude, que ocorrerá de 16 a 20 de janeiro nas mesmas instalações que receberam os Jogos Olímpicos de Sydney em 2000. A competição reunirá cerca de 30 países em 17 esportes, e é um dos maiores eventos esportivos para jovens do mundo, além de servir como preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014.

A joinvilense Letícia Oro, 15 anos disputará o salto em distância em Sydney, após ficar com o bronze nas Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012. Para a catarinense, a ida para o Festival merecerá uma atenção especial, que trará alguns sacrifícios. A preparação já começou ainda mesmo na pista da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), após ter recebido a informação de que iria para a competição.

"Fiquei muito feliz com a oportunidade e darei tudo de mim para representar bem o meu país na Austrália. Vou abrir mão das minhas férias para poder me preparar melhor para a competição. Pretendo também conversar com a Tamiris de Liz, que treina comigo e já competiu no salto em distância, para pegar algumas dicas, principalmente na corrida. Quero fazer bonito lá", declarou a atleta. Os outros dois catarinenses convocados são de Blumenau: Jean Carlos Barbosa, 16 anos, ganhou a medalha de bronze no salto em distância e Amanda Scherer, 15 anos, foi bronze no arremesso de peso.

“A classificação para o Festival Olímpico da Juventude da Austrália foi uma grande motivação para os atletas que competiram nas Olimpíadas Escolares. As confederações observaram e convocaram talentosos atletas da nova geração do esporte brasileiro. Sem dúvida, será uma experiência bastante importante para o desenvolvimento esportivo destes jovens”, comentou Edgar Hubner, gerente geral de juventude e infraestrutura do COB e diretor geral das Olimpíadas Escolares.

Santa Catarina está representada nas Olimpíadas Escolares por 162 atletas de 31 cidades e 71 escolas estaduais, municipais e particulares. Os catarinenses disputam as modalidades de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de quadra e de praia e xadrez, todos no masculino e no feminino, além da ginástica rítmica feminina. No ano passado, na competição realizada em Curitiba, Santa Catarina conquistou 46 medalhas (14 de ouro, 14 de prata e 18 de bronze), além de quatro troféus de primeiro lugar.