A instituição apóia famílias de baixa-renda da Grande Florianópolis que tenham crianças internadas ou atendidas no Hospital Infantil Joana de Gusmão

Hoje, 02 de setembro 2009, às 19.00, a pediatra catarinense Dra. Marisa Fantin Ribeiro, co-fundadora da Associação Saúde Criança Recontar vai apresentar a organização na Tribuna Livre na Câmara Municipal de Florianópolis.

A Saúde Criança Recontar, fundada em 2008 (veja abaixo foto do lançamento com Seu Jorge), apóia famílias de baixa-renda da Grande Florianópolis que tenham crianças internadas ou atendidas no Hospital Infantil Joana de Gusmão. Visando quebrar este ciclo para prevenir a re-hospitalização e promover a saúde e bem-estar da criança ao longo tempo, acreditando que saúde é inclusão social. A inclusão social, levando melhor saúde para as crianças, melhor sustentabilidade para a família, melhor educação para os filhos, maior bem-estar, produtividade e menos comportamento anti-social dos filhos no futuro.

Atualmente, a Associação beneficia 30 crianças em 10 famílias com planos de beneficiar 90 crianças em 2010 e 150 em 2011.
A metodologia que a Saúde Criança Recontar segue é uma metodologia que foi desenvolvida pela pediatra carioca Dra. Vera Cordeiro e foi descrito como ´ uma poderosa metodologia de inclusão social para os mais pobres´ por Muhammed Yunnus, Premio Nobel 2006 . Esta metodologia foi validada com 10.000 famílias no Brasil. É uma metodologia que segue melhores práticas internacionais e é compatível com SUS, SUAS e Estatuto da Criança e do Adolescente. Já está sendo usada por 25 organizações da Rede Saúde Criança em 7 Estados no Brasil e pelo Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) Jardim Felicidade em Belo Horizonte como parte da BH Cidadania

A metodologia é reconhecida internacional e nacionalmente. Armínio Fraga falou que ´Se ... atingir a meta de trabalhar com todos os hospitais do Brasil, os resultados serão fantásticos, pois milhares de crianças que não teriam nenhuma chance de se tornarem cidadãos produtivos vão ter esta chance. Meu sonho é vê-lo crescer.´ Armínio Fraga
A organização ajuda cada família a elaborar um plano de ação da família (PAF) que tem metas a curto e longo prazo nas áreas de saúde, educação, renda e profissionalização, moradia e cidadania. Ao longo de dois anos, a Saúde Criança Recontar ajuda as famílias a implementar o plano, apoiando a adesão a tratamento médico dos filhos e pais, oferecendo oportunidades de aumentar a renda familiar através do projeto de artesanato, promovendo a educação, ajudando a melhorar a moradia e fomentando a cidadania plena e inclusão social de todos os membros da família.

Os primeiros frutos deste trabalho estão visíveis agora.
Exemplo de uma família
Uma das famílias que entrou tem um filho de 3 anos com HIV e os dois pais tem HIV. Tem mais dois filhos em casa, que não são soro-positivos. Eles começaram o programa com o pai desempregado e doente, com a mãe com baixa auto-estima, dificuldades em seguir o tratamento médico tanto do filho quanto dos pais. Eles moravam num porão pequeno e úmido e os pais estavam com bronquite. Um dos filhos, que tem 10 anos, dormia no sofá. Depois de seis meses no programa, a mãe aumentou muito na sua auto-estima e até funcionários do hospital notou a mudança de comportamento e atitude. Recentemente, com a sua própria força, mudou de casa para uma casa maior com quintal para seus filhos, pagando frete com o dinheiro que ganhou do artesanato na Saúde Criança Recontar, o pai encontrou trabalho e está trabalhando com carteira assinada. Todos os filhos tem colchão e cobertor e a mãe fala que ´não tem porque estar triste´.