Medida representa uma elevação de 581% na capacidade geradora da Pery, isoladamente considerada, e de 31,55% na capacidade geradora da Celesc Geração
A Diretoria de Relações com Investidores da Celesc divulgou nesta terça-feira (3) ao mercado que a subsidiária integral Celesc Geração obteve da Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a aprovação do projeto básico de ampliação da usina Pery, atualmente com 4,4 MW de potencia instalada. Com a obra, a usina Pery, situada no rio Canoas, em Curitibanos (SC), contará com duas novas turbinas, tipo Kaplan, com 12,8 MW de capacidade cada, que elevarão a capacidade geradora instalada dos atuais 4,4 MW para 30 MW, constituindo-se numa elevação de 581% na capacidade geradora da Pery, isoladamente considerada, e de 31,55% na capacidade geradora da Celesc Geração (dos atuais 81,15 MW para 106,75 MW). A obra contempla a inserção de duas unidades geradoras adicionais, com a preservação da casa de força existente.
A ampliação da Pery e de sua capacidade foram tratadas em setembro de 2011 pelo governador Raimundo Colombo, pelo presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni, o diretor técnico da Celesc Geração, Michel Becker, o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande e pelo senador Luiz Henrique da Silveira, na Aneel, em Brasília. À direção da Aneel, o governador destacou a importância da obra para a região, já que o aumento da energia vai beneficiar diretamente o desenvolvimento e a instalação de novos empreendimentos. “A Aneel constatou que o Estado estava fazendo bem sua parte, cumprindo metas, divulgando seu plano de investimentos, investindo na ampliação da estrutura. Tudo isso contribuiu para que agora conseguíssemos a autorização”, diz o presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni.
Deixe seu comentário