Programa investirá em organizações de catadores que possuem boas práticas

A Ambev anunciou hoje o Excelência Ambev Recicla, programa que investirá em organizações de catadores que possuem boas práticas. Em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores (MNCR), o projeto vai identificar as cooperativas brasileiras com modelos de excelência em gestão cooperativista e operação de sistemas de coleta, segregação e valorização de materiais recicláveis. Três organizações serão selecionadas e receberão até R$ 100 mil em investimentos, além de um ano de assistência técnica. O lançamento foi feito durante a abertura da 6ª Expo Catadores, principal evento do setor de reciclagem.

A iniciativa faz parte do Ambev Recicla, projeto estruturado em 2011, que visa estimular o descarte correto e a reciclagem de embalagens pós-consumo por meio de ações educativas e construção de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), além de investir em inovação de embalagens sustentáveis. "Um dos principais objetivos do Ambev Recicla é contribuir para o aumento da reciclagem no país por meio da inclusão social e da geração de renda para os catadores. Por isso, buscamos desenvolver ações que melhorem a gestão das organizações e incentivem os cooperados", afirma Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev. O Excelência Ambev Recicla será baseado no Programa de Excelência para Cooperativas de Reciclagem (PEX-R), uma ferramenta desenvolvida pela cervejaria para orientar e ajudar na melhora da gestão financeira, operacional e de pessoas das cooperativas.

Para participar, a organização interessada deve preencher a ficha de inscrição disponível no site (http://ambevrecicla2016.com.br/) entre 03 de dezembro de 2015 e 01 de fevereiro de 2016. Uma comissão técnica formada pela Ambev, pelo MNCR e pela consultoria Giral vai avaliar as informações cadastradas e indicar as organizações de destaque. A última etapa da seleção será uma visita às cooperativas finalistas feita pela comissão para validar as informações fornecidas. O anúncio das três organizações selecionadas será feito em 17 de maio do próximo ano, Dia Internacional da Reciclagem.

Sobre o Ambev Recicla

Em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Ambev Recicla é uma plataforma que reúne as iniciativas da companhia voltadas ao descarte correto e à reciclagem de embalagens pós-consumo. O programa beneficia consumidores, cooperativas, sociedade e meio ambiente. Criado em 2011, o Ambev Recicla reestruturou todas as ações de reciclagem que a Ambev já realizava desde 1985. Hoje, os projetos se dividem em cinco eixos de atuação: (1) educação ambiental, (2) apoio às cooperativas, (3) pontos de entrega voluntária (PEVs) de resíduos, (4) fomento ao movimento reciclagem e (5) embalagens sustentáveis. Atualmente, o Ambev Recicla contribui para o desenvolvimento de cooperativas em diversos estados do país por meio de melhorias na gestão e infraestrutura e doação de equipamentos e facilita o acesso à indústria recicladora,  visando o aumento na geração de renda dos catadores. O Ambev Recicla também é responsável pelo desenvolvimento da primeira embalagem PET 100% reciclada do Brasil: a garrafa de Guaraná Antarctica 2 litros.

Sobre a Ambev 

Empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 18 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).

Tem em seu portfólio marcas como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.