Aluna da rede estadual ganha concurso nacional de redação

Com um texto que destaca a capacidade do povo catarinense de se reerguer após tragédias, como a ocorrida em 2008, quando diversas cidades do Estado foram inundadas, a estudante Rúbia Mohr, aluna da EEB Santos Dumont, de Blumenau, ficou em 1º lugar no concurso nacional de redação “Eu Amo Santa Catarina”. Seu trabalho foi eleito o melhor entre mais de 200 inscritos. Como prêmio, a estudante ganhou uma viagem a Brasília, em outubro. 

 “Um amor que resplandece”. Este é o título da redação vencedora que traça um histórico de algumas catástrofes climáticas que arrasaram municípios do Estado. “E mesmo assim o povo catarinense, com um forte espírito de luta, consegue fazer com que tudo volte a funcionar como antes, sem desanimar”, explica a autora do texto.  

 Não é a primeira vez que a estudante tem sucesso em uma premiação do gênero. Este ano, Rúbia também ficou em primeiro lugar no “Concurso Literário em homenagem aos 70 anos do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau”, cidade onde nasceu e morou a vida inteira. “Sempre gostei de ler e escrever, e na minha escola os professores incentivam esta atividade”, destaca.
 
Rúbia sonha em cursar faculdade de medicina e se dedica muito aos estudos para entrar na Universidade Federal. Mas garante que, mesmo depois de começar a graduação, não pretende abdicar da literatura. “Faço da arte de escrever o meu hobby, e não pretendo abandonar este hábito”, afirma. Aos 16 anos, aluna do 3º ano do Ensino Médio, ela tem como autores preferidos dois escritores brasileiros: Machado de Assis e José de Alencar.
 
Sobre a premiação do concurso, que inclui, além da viagem a Brasília, o lançamento de um livreto com as 10 melhores redações, a jovem se mostrou orgulhosa em saber que suas palavras serão impressas e disponibilizadas em forma de livro. Em relação à viagem, Rúbia afirma que sempre teve curiosidade em conhecer a Capital Federal. A estudante fará o passeio junto com sua mãe, pois o vencedor tem direito a levar um acompanhante.
 
O Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação, tem enfatizado a leitura como uma das prioridades na melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem nas escolas catarinenses. Por meio do Programa de Incentivo à Leitura: Jovem Leitor, alunos das 36 Gerências Regionais de Educação (Gereds) foram beneficiados com obras literárias que estimulam esta atividade em sala de aula e também fora do ambiente escolar.