Alesc convoca secretários de Estado para esclarecer violência contra professores

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) vai convocar reunião extraordinária da Comissão de Segurança Pública, a qual preside, para a próxima terça-feira (18/03). O deputado quer esclarecer as denúncias de abuso do governo do Estado que teria usado a polícia militar para intimidar familiares de professores que participam da greve do magistério estadual. As denúncias indicam que houve abuso do poder policial inclusive dentro das escolas estaduais. Os secretários de Educação e de Segurança Pública serão convidados a dar esclarecimentos. ?Estamos indignados com essa postura do governo, que em vez de abrir o diálogo e conduzir as negociações com os professores apela para métodos ditatoriais, totalmente condenáveis, para coagir o movimento dos professores?, critica Dresch.

Dresch, que já entrou em contato com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação ? Sinte e com os demais membros da comissão para discutir o tema, explica que o objetivo é esclarecer os fatos e intermediar o conflito, para
evitar que episódios como esses se repitam. Para ele, a situação está tomando um caminho grave, e quem perde nesse caso é a sociedade e a democracia. ?O governo precisa entender que os professores não fazem greve
por qualquer motivo, estão lutando por uma educação pública de qualidade e por reconhecimento profissional, o que é totalmente legítimo e de direito. Para avançar, o governador tem de usar o diálogo e não a força?, disse.

Segundo informações do Sinte, os atos aconteceram em várias cidades do Estado, como Brusque, Blumenau, Jaraguá do Sul, Criciúma, Chapecó, entre outras. Alguns dos atos já foram confirmados pelas autoridades do governo, conforme divulgado pela imprensa.