Concentração de turistas no litoral nos próximos dias põe Casan em alerta.

Tanto turistas quanto residentes do litoral catarinense precisam usar a água de forma moderada. Esta é a orientação da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento para garantir o abastecimento sem interrupções até a próxima segunda-feira (7). De acordo com o diretor operação e ambiente da Casan, Valter José Gallina, este é o período em que a distribuição pode ficar comprometida momentaneamente e em alguns pontos.

“É primordial que até o dia 7, quando a previsão indica mais turistas na região litorânea, a população ‘ajude’. Pedimos a contribuição para que possamos manter a situação desta maneira pelos próximos dias. Considero que estamos razoavelmente bem”, avalia Gallina.

Em Bombinhas e municípios próximos, no Litoral Norte de Santa Catarina, as falhas na distribuição devem ser reduzidas nos próximos dias. A Prefeitura de Porto Belo, que fornece água à companhia, irá se adequar ao compromisso de fornecer 40 litros por segundo até esta segunda-feira (31) e aumentar o fluxo até a segunda semana de janeiro.

Os problemas em outros locais, como em algumas regiões de Florianópolis, conforme o diretor, são ocasionados por situações pontuais – como rompimentos na rede ou falta de energia, necessária para o abastecimento. Segundo Gallina, as melhorias da companhia para que não falte água não bastam se o consumidor não tiver participação.

“Gostaríamos de chuvas mais abundantes neste período, para garantir níveis mais altos em nossos reservatórios. Mas o usuário também pode ajudar não regando jardins ou lavando calçadas, por exemplo. A redução no tempo de banhos também é importante nas regiões litorâneas. Pedimos a contribuição para manter a situação desta maneira, que consideramos boa, durante os próximos dias”.