G20 é composto pelos 20 países mais industrializados do mundo
Florianópolis recebeu neste final de semana, 15 e 16 de junho, jovens empresários de 20 países que compõem a aliança de jovens empreendedores do G20, o fórum informal que promove debate aberto e construtivo entre países industrializados e emergentes sobre assuntos-chave relacionados à estabilidade econômica global.
A cidade, única do Brasil, reuniu o seleto grupo G20 Young Entrepreneurs Alliance (G-20 YEA) - uma rede que conta com lideranças do empreendedorismo e da política internacionais com o objetivo de fortalecer os negócios conduzidos por jovens.
A programação teve abertura no sábado, 15, na sede da Facisc, onde contou com a presença de autoridades e empresários que conduziram uma apresentação sobre o estado e a cidade de Florianópolis aos líderes jovens. No domingo, os jovens participam de uma imersão na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
O presidente da Facisc, Elson Otto, destacou que receber líderes e representantes de 16 países e da União Europeia, além de jovens empresários de outros estados brasileiros e de Santa Catarina, é uma oportunidade de possibilitar relacionamento e fortalecimento de negócios liderados por jovens. Já o diretor de Relações Internacionais da Facisc, Evaldo Niehues, apresentou como a federação funciona, dados e sua abrangência.
Estiveram presentes empresários da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Canadá, China, Espanha, França, Índia, Itália, México, Reino Unido, Turquia, Uruguai e União Europeia de áreas como advocacia, agricultura, commodities, indústria de máquinas e equipamentos, tecnologia, seguros e previdência, serviços, marketing, branding, tecnologia da Informação, telecomunicações, comércio e transporte marítimo.
O evento foi organizado pelo Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Contou com a parceria da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), do Programa Empreender, do Sebrae/SC, do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Ana Paula Pacheco, secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Florianópolis, apresentou a cidade em nome do prefeito Topázio Neto, que recepcionou a comitiva pela manhã no aeroporto. “Florianópolis é considerada a ilha do Silício brasileira porque decidiu ter uma virada de chave para se posicionar como uma cidade inovadora, explorada de maneira inteligente e economicamente sustentável”. Florianópolis é a capital mais competitiva do Brasil com os setores de tecnologia, saúde e turismo como os que mais arrecadam.
A presidente do G20 Young Entrepreneurs Alliance (G-20 YEA), Pallavi Barua, disse que todo este movimento da Aliança do empreendedorismo jovem espera transformar as economias para superar os desafios gigantes enfrentados hoje. “Tanto na cúpula do G20 quanto nós jovens estamos preocupados com um futuro melhor que queremos para as próximas gerações”.
Allan Kreutz, diretor do Programa Empreender da Facisc, apresentou o programa que incentiva o empreendedorismo através do desenvolvimento de empresas através de núcleos empresariais. “Somos um programa de soluções, conexões e oportunidades que há 32 anos nasceu em Santa Catarina e que une empresas concorrentes e parceiros saudáveis”. São mais de 10,2 mil empresas, em 100 associações empresariais, abrangem 72 segmentos diferentes da economia através de 611 núcleos no estado.
Representando o Sebrae-SC, Jackson André da Silva, gestor do Programa Empreender, falou sobre a missão do Sebrae e cultivar a cultura do empreendedorismo em Santa Catarina. “Apoiamos iniciativas que desde cedo incentivam o empreendedorismo”.
Já o presidente do Cejesc, Guilherme Tomio, explicou que o Conselho é o maior Movimento jovem do Brasil. “Santa Catarina tem núcleos de jovens em 72 municípios. São cerca de 2 mil jovens empresários participantes e mais de 1,5 mil empresas.” Os jovens catarinenses se reúnem a cada dois meses em encontros estaduais de forma itinerante, além dos encontros locais em cada cidade com o objetivo de conectar, dar oportunidades de negócios e crescimento dos negócios.
Célio Bernardi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), destacou que iniciou sua trajetória no núcleo de jovem da Associação. “Hoje tenho a oportunidade de liderar uma entidade centenária. Há 25 anos a Acif aposta no poder e no desenvolvimento das lideranças jovens e dá oportunidade para que os jovens sentem à mesa com empresários experientes”. A Associação tem mais de 5 mil empresas associadas e tem mais de 4 milhões de reais por ano para investir em projetos para que a cidade se desenvolva.
Juliano Frohener, secretário de Articulação Internacional do Governo de SC, explicou que o estado investe na economia criativa e nas empresas catarinenses. “Queremos desenvolver as parcerias com negócios jovens e está de portas abertas para projetos pilotos com empresas de vocês. Queremos que a nossa população jovem se espelhem em vocês”. Santa Catarina representa 1% do território nacional e somos o sexta estado que mais arrecada no Brasil. “Acreditamos que somos uma ótima oportunidade para desenvolver negócios e cooperarmos uns com os outros”. Segundo dados apresentados 27% do PIB provém da indústria, quase 1 milhão de pessoas trabalham neste setor.
O presidente da Conaje, Marcus Mafia, representou a entidade nacional de jovens e destacou a importância do evento para o Brasil, sediado em Florianópolis.
Durante a programação, os jovens líderes conheceram oportunidades de investimento no ecossistema com maior potencial da América Latina, fizeram networking com atores importantes para o desenvolvimento de negócios estratégicos para o estado. No domingo participam ainda de uma imersão no principal em empreendedorismo inovador de Santa Catarina, além de conhecerem o conceito inovador em centros globais de inovação.
Deixe seu comentário