Número de locais recomendados para banho de mar no litoral de Santa Catarina cresceu

Nesta sexta-feira (1º), o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou novo relatório sobre a balneabilidade das praias catarinenses. Segundo o documento, 67,2% dos pontos analisados estão próprios para banho, pouco acima dos 63,3% registrados na última pesquisa. As coletas foram realizadas entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro. 

Em todo litoral, são 144 pontos de coleta. Pela pesquisa, em 93 deles o banho é recomendado. Em relação ao relatório anterior, cinco pontos passaram da condição de próprio para impróprio e 14 passaram de impróprio para próprio. Na Capital, a balneabilidade está em 71,8%. Dos 85 locais analisados, 61 estão adequados para o banho. 

Segundo o IMA, um ponto é considerado impróprio quando, no mínimo, duas das últimas cinco análises apresentarem valores superiores a 800 E.coli/100mL de amostra ou o último resultado tenha sido superior a 2000 E.coli/ 100mL. A medida contabiliza a presença de bactérias na água. 

As amostragens são realizadas nos municípios de Araranguá. Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

O IMA alerta para que os banhistas evitem entrar no mar por, no mínimo, 24 horas após as chuvas fortes. Além disso, o IMA chama atenção para a situação das placas. Especialmente durante a alta temporada, algumas placas são retiradas, danificadas ou vandalizadas.

Os relatórios sobre balneabilidade são divulgadas todas as sextas-feiras e estão disponíveis para consulta no site da entidade.