-
. (Fotos: CREA)
Reunião na Câmara Especializada de Engenharia Florestal detalhou metodologia e andamento do levantamento que servirá de base para o Plano Municipal de Arborização Urbana da Capital
A Câmara Especializada de Engenharia Florestal do CREA-SC recebeu, na sexta-feira (17), na sede do Conselho, representantes da empresa iFlorestal para a apresentação dos trabalhos de Inventário Amostral e Diagnóstico da Arborização Urbana Viária de Florianópolis. O estudo está em andamento e servirá de base para a elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMArbo Floripa).
Durante a reunião, a equipe técnica apresentou a metodologia empregada no levantamento, que contempla a identificação das espécies arbóreas e de palmeiras existentes nas vias públicas, além da coleta de informações sobre dimensões, condições fitossanitárias, aspectos estruturais e possíveis conflitos com calçadas, edificações, mobiliário urbano e sistema viário.
Outro ponto destacado foi a avaliação de risco de cada indivíduo arbóreo, permitindo a definição de recomendações técnicas para o manejo adequado, contribuindo para a segurança da população e para a conservação do patrimônio arbóreo da cidade.
Os dados são coletados em campo por meio do Invetree, plataforma tecnológica desenvolvida pela própria iFlorestal, que possibilita maior agilidade, padronização e confiabilidade no registro e gerenciamento das informações.
Além do inventário, a empresa também realiza entrevistas estruturadas com moradores nos mesmos pontos de amostragem. A iniciativa busca compreender a percepção da população sobre a arborização urbana, identificando demandas, expectativas e oportunidades de melhoria.
Segundo a apresentação, o conjunto das informações permitirá a elaboração de um diagnóstico técnico abrangente da arborização viária de Florianópolis, subsidiando o planejamento, o manejo e a expansão das áreas arborizadas por meio do PMArbo Floripa.
O projeto é desenvolvido pela iFlorestal a serviço da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram).
-
. (CREA)
-
. (CREA)
-
. (CREA)
Deixe seu comentário