-
O comportamento dos adultos à mesa tem papel decisivo na formação dos hábitos alimentares das crianças, diz a nutricionista (Fotos: Divulgação)
Nutricionista dá dicas para famílias manterem uma rotina de alimentação saudável mesmo em meio ao dia a dia cheio de compromissos
Com a retomada da rotina ao longo do ano, conciliar trabalho, treinos, escola das crianças e atividades complementares se torna um desafio para muitas famílias. Em meio à agenda cheia, boa parte das pessoas acaba priorizando a praticidade e deixa em segundo plano o planejamento de uma alimentação equilibrada — um hábito que impacta não apenas a saúde do adulto, mas também o comportamento alimentar dos filhos.
Para a nutricionista Karem Quintas Garcez, Gerente Operacional da MENU Restaurantes Corporativos, é possível manter bons hábitos alimentares com certa praticidade. Karem sugere seguir as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, tanto nas compras para casa quanto na hora de fazer as refeições fora dela.
Segundo a publicação do Ministério da Saúde, um prato de almoço equilibrado deve ser composto majoritariamente por alimentos in natura ou minimamente processados. “O ideal é que metade seja preenchida por verduras e legumes variados, um quarto por fontes de carboidratos como arroz, feijão, batata ou massas simples, e o outro quarto por proteínas, como carnes magras, ovos ou leguminosas”, exemplifica.
É quase uma “receita de bolo” para montar o prato em um buffet de almoço, brinca a especialista. “Mas é preciso ficar atento às tentações. Quem come em restaurantes, ainda pode encontrar alimentos fritos por imersão ou um pouco mais ricos em gordura e sal”, alerta. “Alguns estabelecimentos e, principalmente, os restaurantes corporativos contam com profissionais de nutrição para equilibrar os cardápios e garantir boas escolhas”, completa.
A mesma lógica vale fora do ambiente de trabalho. Em casa, ter esses itens recomendados e optar por deixar parte da comida pré-pronta facilita quando há necessidade de servir uma refeição mais rápida. “É claro que todos nós temos o direito de estar com preguiça de entrar na cozinha após um dia exaustivo de trabalho, o que vai evitar cair no delivery de alimentos mais pesados é o planejamento”, reforça.
Aprender pelo exemplo
O comportamento dos adultos à mesa tem papel decisivo na formação dos hábitos alimentares das crianças, acredita Karem. “Quando pais e responsáveis fazem boas escolhas e mantêm uma rotina alimentar mais organizada, eles ensinam pelo exemplo, o que aumenta as chances de esses hábitos serem levados pelos filhos para a vida adulta”, explica a nutricionista.
Tags
- Alimentação
- Dicas
- Inca
- nutrição
- Nutricionista
Deixe seu comentário