-
. (Fotos: Comunicação/SCGÁS)
Visitas técnicas e agendas institucionais fortalecem a estruturação do mercado de biometano no estado
Em janeiro, a SCGÁS intensificou as ações voltadas à estruturação da cadeia de biometano no estado. Durante o mês, a Companhia realizou visitas técnicas a plantas produtoras e agendas institucionais de modo a formar parcerias para desenvolvimentos de projetos de biometano.
Em Campos Novos, equipes técnicas da SCGÁS estiveram nas duas usinas de biometano. As visitas contaram com representantes da Gerência Comercial Industrial e Veicular (GEINV), das áreas de operação, além das gerências de engenharia, medição, manutenção e do Diretor Técnico Comercial (DTC). As duas plantas já estão aptas a produzir biometano e estão em fase de obtenção de licença da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
“O biometano é um passo estratégico para diversificar a matriz energética catarinense com uma fonte renovável, regional e alinhada às metas de descarbonização. Nosso trabalho é garantir que esses projetos estejam conectados à rede, com segurança, qualidade e viabilidade técnica para transformar potencial produtivo em oferta real de energia ao mercado”, destaca o Diretor Técnico Comercial, Silvio Renato Del Boni.
O objetivo da agenda foi conhecer de forma aprofundada a estrutura técnica das usinas e alinhar os requisitos necessários para que as unidades atendam às exigências regulatórias e operacionais para injeção do biometano na rede de gás. A equipe também se reuniu com o prefeito de Campos Novos para apresentar os avanços dos projetos e reforçar a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional.
Em Chapecó, a SCGÁS visitou as instalações de uma empresa que já produz biometano para consumo próprio. A reunião contou com a participação de representantes da FIESC regional de Chapecó e da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC).
Durante o encontro, foi destacada a importância do envolvimento de futuros clientes no processo de estruturação do mercado de biometano. As entidades empresariais devem atuar como ponte entre a SCGÁS e o setor produtivo local, apoiando a conexão entre a oferta de gás renovável e a demanda industrial da região.
As agendas reforçam o papel da SCGÁS na viabilização do biometano como alternativa energética renovável em Santa Catarina, integrando produtores, poder público e mercado consumidor na construção de um ambiente favorável à transição energética.
Tags
- Biometano
- Energia
- Parceria
- SCGÁS
Deixe seu comentário