Melhorias na estruturam como a construção de uma segunda pista, são demandas reivindicadas pelo do Voz Única há mais de 10 anos

 

Nesta semana, um evento com cerca de 200 convidados marcou a inauguração oficial de um pleito antigo do programa Voz Única, da FACISC, em Navegantes. Em testes desde o final de novembro, foi inaugurada nesta quarta-feira a operação cargueira internacional no Aeroporto Internacional de Navegantes. O vice-presidente da FACISC no Vale do Itajaí, Rinaldo de Araújo, representou a federação no evento, que também contou com a presença de autoridades como o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e de presidentes de associações empresariais da região, como a da ACIN Navegantes, Debora Celine Bergamaschi dos Santos.

“Este evento e o início da operação internacional de aviões cargueiros no nosso aeroporto só reforça o papel estratégico do terminal para a indústria catarinense e para o Vale do Itajaí”, destaca o vice-presidente da FACISC.

A nova operação conecta o aeroporto à cidade de Miami, nos Estados Unidos. A aeronave Boeing 767-300, operada pela Bringer Air Cargo, em parceria com a Latam Cargo, pousou no terminal às 8h42, procedente de Miami.

Os voos de cargueiros da rota Miami × Navegantes, dedicada exclusivamente à importação, são semanais e têm capacidade para transportar até 50 toneladas. Por falta de infraestrutura de pista, apenas 30 toneladas podem pousar em Navegantes – o que deixa ainda mais iminente a necessidade da construção de uma segunda pista no aeroporto.

Entenda o pleito – Rinaldo de Araújo reforça que, com o novo voo, cresce a expectativa de que o terminal consolide sua atuação como hub logístico, fortalecendo o desenvolvimento econômico regional.

“É um bom começo, que nos ajudará a comprovar a demanda de cargas aéreas na região e reforçar a necessidade da segunda pista”, explica o vice-presidente.

Embora a segunda pista ainda não tenha saído do papel, o tema avançou nos últimos anos. Em 2023, foi autorizado um estudo técnico para avaliar a viabilidade da obra – fruto de articulação entre o governo estadual, o governo federal e a concessionária CCR Aeroportos, após a resolução de disputas jurídicas que travavam o processo.

Ações em prol da segunda pista

Entre as ações institucionais da FACISC para o pleito estão a impetração de um Mandado de Segurança e articulação com prefeituras, governo estadual, governo federal, deputados e senadores catarinenses.

Para a diretora de Negócios Brasil da Motiva Aeroportos, concessionária do aeroporto, Monique Henriques, “a operação cargueira é um marco para o Aeroporto de Navegantes e também para o município e para o Vale do Itajaí”.

“Com esse movimento, o importador passa a receber sua carga em menor tempo, com mais segurança e garantia de qualidade. É mais eficiência e qualidade para a logística catarinense”, avalia Henriques.

Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • aeroporto
  • Pouso