-
Quarenta cidades afetadas por desastres tem a situação de emergência reconhecida (Fotos: Agência Gov | Via MIDR)
Governo federal agiliza recursos para cidades brasileiras impactadas por diversos desastres naturais.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta quarta-feira (26), a situação de emergência em 40 municípios de 11 estados diferentes, atingidos por uma sequência de desastres naturais recentes. Com a decisão publicada no Diário Oficial da União, as cidades passam a ter acesso facilitado a recursos federais essenciais para enfrentar as consequências desses eventos climáticos extremos.
Panorama dos desastres registrados pelo país
Chuvas intensas, granizo, estiagem e secas estão entre os fenômenos que impactaram cidades do Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Entre as situações de maior gravidade, destaca-se o município de Erechim (RS), que sofreu com enxurradas e granizo nesta semana, resultando em danos à infraestrutura e na necessidade de assistência emergencial para a população.
No Nordeste, diversos municípios convivem com a estiagem e a seca prolongada, como Inhapi e Major Isidoro (AL) e Passa e Fica e Upanema (RN). Na Bahia, nove cidades enfrentam escassez de chuvas. O cenário não é diferente no Ceará, Maranhão, Goiás, Pará e Paraíba, onde dezenas de cidades também sofrem com a falta prolongada de água.
No Sul e Sudeste, além das enchentes, vendavais, granizo e até tornados foram registrados, afetando especialmente cidades do Paraná e Minas Gerais, como Guarapuava (PR), Pavão (MG) e Conselheiro Mairinck (PR).
O que muda com o reconhecimento da emergência
Com a situação de emergência reconhecida, as prefeituras podem solicitar recursos diretamente ao governo federal para compra de alimentos, água, kits de higiene, dormitório, limpeza e para apoiar equipes de voluntários. O acesso se dá por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), plataforma oficial do MIDR, que centraliza e agiliza a análise e liberação dos recursos.
Segundo o MIDR, esse trâmite facilita o atendimento imediato às necessidades das populações atingidas e possibilita a recuperação mais rápida dos serviços públicos e da infraestrutura local.
Leia também: Banco da Família aposta em telemedicina para romper barreiras de acesso à saúde no Sul do Brasil
Como as cidades podem solicitar os recursos
Para acessar os benefícios, as gestões municipais devem apresentar planos de trabalho detalhados no S2iD, com informações sobre os danos causados e as ações propostas. Após a avaliação técnica da Defesa Civil Nacional, sendo o pedido aprovado, o valor é publicado em portaria própria e liberado à prefeitura.
Capacitação de agentes de defesa civil
Com o objetivo de qualificar as equipes municipais e estaduais de proteção e defesa civil, a Defesa Civil Nacional oferece cursos gratuitos a distância. As capacitações, voltadas para o uso eficaz do S2iD e para gestão de diversas situações de risco, são essenciais para que os agentes atuem de forma coordenada e eficiente em momentos críticos.
Importância da resposta rápida e do preparo das equipes
O reconhecimento da emergência é uma etapa fundamental para que os municípios tenham condições de responder rapidamente aos desastres. Ao mesmo tempo, evidencia a importância de políticas públicas preventivas e de capacitação permanente dos agentes de defesa civil, visando minimizar danos futuros e proteger vidas.
Tags
- chuvas fortes
- Defesa Civil
- Desastres Naturais
- proteção civil
- Recursos Federais
- Situação de Emergência
Deixe seu comentário