De acordo com o comandante do Batalhão de Operações Aéreas, tenente-coronel Hugo Manfrin Dallossi, o treinamento é essencial para garantir a eficiência e a segurança nas operações durante o verão

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) mantém suas equipes em constante aperfeiçoamento. Em Florianópolis, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) realizou nesta terça-feira, 11, um treinamento de resgate aquático e terrestre com o uso da aeronave Arcanjo, dentro das ações preparatórias para a Operação Estação Verão.

As atividades ocorreram em parceria com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Aeromédico, com o objetivo de aprimorar as técnicas de resgate de vítimas em ambientes aquáticos e em locais de difícil acesso, garantindo a prontidão operacional das equipes para o período de alta temporada.
Pela manhã, na Praia do Campeche, os militares executaram exercícios de helocast e sling, técnicas utilizadas em operações de salvamento de vítimas de afogamento e arrastamento no mar. Nessas ações, o guarda-vidas salta da aeronave em movimento para acessar a vítima na água, realizando o resgate com o uso da corda de salvamento ou do cesto — conhecido como “puçá” — que permite a elevação segura da vítima até a areia da praia.

No período da tarde, o treinamento foi concentrado no hangar do BOA, localizado no Aeroporto Hercílio Luz, onde foram realizadas simulações de operações terrestres. As atividades envolveram técnicas de rapel, resgate em baixa altura, uso do triângulo de resgate e da maca de ribanceira, voltadas ao atendimento de ocorrências em trilhas e áreas de difícil acesso.
De acordo com o comandante do Batalhão de Operações Aéreas, tenente-coronel Hugo Manfrin Dallossi, o treinamento é essencial para garantir a eficiência e a segurança nas operações durante o verão.

“Esses treinamentos são essenciais para manter a prontidão operacional das nossas equipes. Com a chegada do verão, aumenta o número de ocorrências tanto no mar quanto em locais de difícil acesso, como em trilhas, e esse preparo garante uma resposta mais rápida e eficiente à população”, destacou o oficial.

As instruções fazem parte do cronograma de capacitação da Operação Estação Verão CBMSC, reforçando o compromisso da corporação com a segurança dos catarinenses e visitantes durante o período de maior movimento no estado.

 

Siga-nos no Google notícias

Google News