O grupo, liderado pelo conselheiro Osmar Jeronymo, coordenador do Comitê de Gestão e Modernização do TCE/MS, reuniu-se, na sede do TCE/SC, com a equipe técnica da Diretoria de Informações Estratégicas (DIE)

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) recebeu, na terça-feira (14/10), a comitiva do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) para dar continuidade à parceria técnico-institucional entre as duas cortes. O grupo, liderado pelo conselheiro Osmar Jeronymo, coordenador do Comitê de Gestão e Modernização do TCE/MS, reuniu-se, na sede do TCE/SC, com a equipe técnica da Diretoria de Informações Estratégicas (DIE).

Também participaram da recepção o diretor-geral de Controle Externo (DGCE) Sidney Antonio Tavares Júnior, o diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Rafael Queiroz Gonçalves, e o assessor de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação (Aget), Jairo Wensing.

A visita consiste em mais uma etapa da implantação do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) em Mato Grosso do Sul. Os técnicos do TCE/MS também estiveram reunidos com os auditores da Diretoria de Contas de Governo e têm reuniões programadas para a quarta-feira (15) com representantes da DIE, da Diretoria de Atos de Pessoal (DAP) e da DTI.

As cortes dos dois estados firmaram em 2023 um acordo de cooperação técnica e, desde então, trabalham conjuntamente. A equipe do TCE do Mato Grosso do Sul foi recebida pelo diretor de Informações Estratégicas do TCE/SC, Nilsom Zanatto, e pela e equipe da DIE. “Esse acordo prevê a utilização de todos os sistemas de controle externo e de fiscalização desenvolvidos pelo TCE/SC. A razão desta visita é justamente para dirimir dúvidas e conhecer melhor nossas aplicações, o fluxo de trabalho e a utilização de dados nas atividades de controle, especialmente na fiscalização concomitante da gestão pública”, detalhou Zanatto. “É uma evolução que requer mudança de processos, apoio e treinamento de pessoal”, ressaltou.

Em relação ao e-Sfinge, implantado no início deste ano no TCE/MS, Zanatto informou que a meta é que, no próximo ano, o TCE sul-mato-grossense alcance a mesma versão do sistema adotada pelo Tribunal catarinense, permitindo a atuação conjunta no aprimoramento das ferramentas de controle externo.

Sistema do TCE/SC é reconhecido como mais avançado
O conselheiro e coordenador do Comitê de Gestão e Modernização do TCE/MS, Osmar Jeronymo, lembra que, embora o acordo tenha sido formalizado em 2023, as tratativas para a adoção do e-Sfinge começaram há sete anos. “Visitamos outros estados para conhecer suas experiências e entendemos que a tecnologia do Tribunal de Contas de Santa Catarina, já àquela época, era a mais avançada”, pontuou.

Jeronymo reforçou que a visita atual visa dirimir dúvidas, considerando o estágio avançado do e-Sfinge e o planejamento das cortes para 2026. Ele destacou a importância da inovação no controle externo. O foco será avançar com as possibilidades ofertadas pela inteligência artificial (IA). “Cada vez mais a tecnologia, em especial a IA, ganhará espaço, proporcionando decisões mais céleres aos jurisdicionados e evitando gastos ao erário público. Afinal, atuar na área preventiva é uma das funções primordiais do Tribunal de Contas”, ressalta o conselheiro.

Além do conselheiro Osmar Jeronymo, a comitiva do TCE/MS é composta pela diretora-geral de Controle Externo, Valéria Saes Cominale; pelo diretor de Informações Estratégicas, Geanlucas Julio de Freitas; pelo diretor de Tecnologia de Informação, José Augusto Ferreira; e pelos servidores Denis de Souza, Leandro Silva de Alencastro Francisco Gregório Rodas Alves e Jonathan Aldori de Oliveira.

Tags

  • Geral