

-
O reconhecimento pelo Bandeira Azul exige o atendimento de critérios rigorosos: qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura e educação ambiental, (Fotos: Divulgação)
100% das praias locais recebem a certificação internacional em compromisso com a qualidade ambiental e segurança dos banhistas
As praias de Balneário Piçarras, Praia Central, a Praia de Piçarras e a Praia da Ponta do Jacques, foram oficialmente certificadas com o selo Bandeira Azul para a temporada 2025/2026, reforçando uma trajetória de compromisso com padrões elevados de qualidade ambiental, infraestrutura e segurança. Essa distinção internacional é coordenada pela ONG dinamarquesa Foundation for Environmental Education (FEE) e executada através de uma rede de organizações membros em mais de 80 países.
Critérios rigorosos
O reconhecimento pelo Bandeira Azul exige o atendimento de critérios rigorosos: qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura e educação ambiental, entre outros requisitos que devem ser comprovados e mantidos anualmente. Para Balneário Piçarras, região que vem se destacando no litoral norte catarinense, trata-se de uma credencial de confiança para turistas, gestores públicos e comunidades litorâneas, comprovando que aquelas praias estão alinhadas com práticas de sustentabilidade e bem-estar coletivo.
A relevância da certificação é múltipla. Do ponto de vista da segurança, exige sinalização apropriada, presença de salva-vidas ou patrulhamento aquático quando necessário, controle de riscos e monitoramento da balneabilidade. Isso torna o ambiente mais confiável tanto para famílias quanto para visitantes menos experientes.
Estímulo a práticas sustentáveis e impulso ao desenvolvimento
Sob a perspectiva ambiental, estimula o manejo adequado de resíduos, coleta seletiva, saneamento integrado, preservação da vegetação costeira e ações de educação com moradores e frequentadores, reduzindo impactos e conservando os ecossistemas locais.
A certificação também impulsiona o desenvolvimento da cidade ao fortalecer a atração turística, dinamizando negócios, entretenimento, varejo e o mercado imobiliário - setores que avançam com o investimento dos visitantes conscientes e exigentes em busca de um estilo de vida beira-mar de alto padrão.
Para a Vetter, 3a maior construtora de Santa Catarina e 35a maior do Brasil, atuante no segmento de luxo nos municípios de Balneário Piçarras e Penha, o Bandeira Azul eleva o interesse de investidores e novos compradores, pois garante um grande diferencial competitivo para a vivência litorânea. Em Balneário Piçarras, a incorporadora lançou 15 empreendimentos até o momento, sendo 8 já entregues na cidade que, segundo o índice IDI-Brasil divulgado em abril de 2025, é a 5ª mais atrativa do Brasil para pessoas que buscam imóveis de alto padrão.
Empreendimentos são projetados para assegurar conservação
A entrega mais recente da Vetter em Balneário Piçarras é o Sunrise Tower, torre única com apartamentos de até 141 m² privativos com vista mar e área de lazer superior a mil m². Todas as unidades foram vendidas no lançamento - um resultado recorrente nos imóveis da marca. Um outro dado interessante sobre os empreendimentos Vetter, é a valorização média de 20% ao ano, uma taxa bem acima da média do mercado nacional.
Poucas praias no Brasil contam com essa certificação internacional, especialmente ao longo de toda a orla. “A conquista do selo é reflexo de um ecossistema de gestão bem implementado, que se conecta ao crescimento consciente do município. A Vetter incentiva sua comunidade de moradores ao cuidado contínuo com as praias, e nossos empreendimentos são projetados para assegurar conservação” diz Maicon Oliveira, diretor comercial e de operações da Vetter.
Impacto no turismo catarinense
A conquista ganha ainda mais peso diante do cenário robusto do turismo em Santa Catarina: em 2023, o estado atraiu mais de 1 milhão de viagens domésticas, movimentando cerca de R$ 2,1 bilhões na economia local. No fluxo internacional, o avanço também foi significativo: em 2024, recebeu mais de 495 mil turistas estrangeiros (alta de 71,7% frente a 2023) e, entre janeiro e agosto de 2025, foram 565,7 mil visitantes de fora do país, segundo a Secretaria de Turismo.
Tags
- Bandeira Azul
- Catarina
- E
- mar
- praia
- Praias
- Santa
Deixe seu comentário