

-
13ª Feira Metalurgia será realizada em Joinville-SC, de 7 a 10 de outubro (Fotos: (foto: Divulgação Messe Brasil))
Entidade participará da 13ª Metalurgia – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços, de 7 a 10 de outubro
A indústria da fundição vive um momento de profunda transformação, impulsionada por novas tecnologias, digitalização e pela crescente demanda por processos mais eficientes, seguros e sustentáveis. Em meio a esse cenário, a participação do SENAI/SC na Metalurgia 2025 será uma oportunidade estratégica para demonstrar como a educação profissional, a pesquisa aplicada e a inovação incremental podem ser importantes aliadas na construção da fundição do futuro.
A 13ª Metalurgia – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços, reúne lançamentos, tecnologias inovadoras e serviços para a cadeia de fundição será realizada em Joinville-SC, de 7 a 10 de outubro. São 240 expositores, vindos de todas as regiões do Brasil, além de outros nove países – Alemanha, Bielorússia, China, Espanha, EUA, França, Índia, Itália e Tailândia. A feira ocupa 14 mil m² de exposição — o que representa um crescimento de 20% em relação à edição anterior, realizada em 2023.
Reconhecido nacionalmente como um dos principais motores de desenvolvimento industrial por meio da educação e da tecnologia, o SENAI SC apresentará na feira um estande totalmente voltado a soluções integradas para o setor de fundição e serviços, com destaque para ferramentas que apoiam a transformação digital nas indústrias do setor. O SENAI SC se dedica às principais demandas da indústria voltadas à formação profissional, desenvolvimento de soluções tecnológicas e apoio à indústria em seus desafios de modernização.
A formação técnica promovida pelo SENAI prepara novos talentos para o mercado e atualiza os conhecimentos dos profissionais já atuantes, o que é fundamental em um cenário onde as tecnologias evoluem rapidamente. Além disso, a instituição oferece cursos customizados para as necessidades específicas da indústria, incluindo temas como fundição digital, manutenção preditiva, automação, soldagem, qualidade e lean manufacturing.
Na prática, o SENAI atua como um elo entre os desafios enfrentados pela indústria e as soluções que podem ser implementadas com o apoio de conhecimento técnico, pesquisa aplicada e tecnologias de ponta.
TECNOLOGIA PARA A FUNDIÇÃO DO FUTURO
Com o olhar voltado para a Fundição do Futuro, o SENAI SC vai apresentar tecnologias e metodologias que integram inovação à rotina da indústria. Na engenharia reversa aplica a técnica que permite a reconstrução digital e o redesenho de peças industriais a partir de amostras físicas, usando tecnologias como escaneamento 3D e modelagem CAD. Essa abordagem é essencial para fábricas que precisam manter a produção mesmo diante da indisponibilidade de projetos originais ou fornecedores.
Na digitalização de processos atua na transformação de etapas produtivas por meio da coleta e análise de dados em tempo real, promovendo maior controle de qualidade, rastreabilidade e eficiência operacional. A digitalização também serve como base para a implementação de sistemas preditivos e para o uso de inteligência artificial na gestão da produção.
A inovação incremental está presente na apresentação de soluções práticas, de baixo custo e alto impacto, que podem ser aplicadas imediatamente nas linhas de produção das empresas. Trata-se de um caminho viável para pequenas e médias indústrias que desejam inovar e ampliar o uso da tecnologia sem grandes investimentos, mas com resultados mensuráveis.
Na área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) o SENAI também demonstrará soluções voltadas para a melhoria das condições de trabalho nos ambientes industriais, com destaque para ações preventivas, gestão de riscos ocupacionais e bem-estar dos trabalhadores, fatores que estão diretamente relacionados à produtividade e ao engajamento das equipes.
Deixe seu comentário