Missão marca os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina e inclui incluiu encontros visitas técnicas e reforço dos laços históricos da imigração trentina

A Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) realizou, entre os dias 13 e 23 de setembro, uma missão técnica internacional à Itália e Alemanha. O objetivo foi estreitar relações institucionais, fortalecer parcerias estratégicas e promover o intercâmbio de experiências em gestão pública, inovação e desenvolvimento sustentável.

Na Itália, a missão marca os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina. No país, a comitiva de prefeitos visitou Nago-Torbole, município de 2.800 habitantes no norte do país, referência em turismo e esportes ao ar livre. Durante a agenda, os gestores conheceram práticas locais nas áreas de educação, saneamento, saúde, transporte e mobilidade, economia e gestão pública, destacadas pela eficiência e integração com a comunidade.

Em Fornace e Albiano, cidades-irmãs de Rodeio e Rio dos Cedros, respectivamente, os prefeitos foram recebidos por autoridades locais em encontros que resgataram as raízes históricas da imigração trentina para Santa Catarina. As visitas reforçaram os laços culturais e emocionais entre as comunidades, com homenagens, trocas de presentes e reafirmação dos pactos de irmandade.

Ainda no âmbito das ações de irmandade, a região celebra mais uma conquista significativa que marca um avanço na missão internacional: Ascurra e Borgo Valbelluna firmaram o Pacto de Amizade em reunião realizada na cidade italiana, com a presença dos prefeitos Arão Josino e Stefano Cesa. O pacto será oficialmente assinado no dia 15 de novembro, data que também marca o início das comemorações dos 150 anos da presença dos venetos no Vale Europeu.

“O Pacto de Amizade vai muito além de um ato de preservação da história, é a porta de entrada para selar acordos internacionais que irão garantir oportunidades de intercâmbio, abertura de mercados para iniciativa privada e reforço da identidade cultural para o desenvolvimento turístico da nossa cidade e da região do Vale Europeu”, reforça o prefeito Arão Josino.

Na cidade de Trento, a delegação se reuniu com o reitor da Universidade de Trento para discutir a criação de convênios acadêmicos e a ampliação de bolsas de estudo destinadas a jovens descendentes de trentinos. A agenda incluiu ainda encontro com o secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria de Trento, com foco em novas oportunidades para o desenvolvimento econômico, empreendedorismo e comércio. A programação contemplou também visita à Associação Trentini nel Mondo, fundada em 1957, que atua como instrumento de apoio e integração para imigrantes trentinos e seus descendentes.

Já na Cooperação Trentina, movimento cooperativo da Província Autônoma de Trento, a comitiva da Amve assinou Carta de Intenções entre as entidades com o propósito de fortalecer vínculos de cooperação em áreas estratégicas, com especial atenção ao modelo cooperativo, em iniciativas voltadas à agricultura, crédito cooperativo, turismo comunitário cooperado, educação, inovação e sustentabilidade.

Achille Spinelli, vice-presidente da Província de Trento e secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Família, Universidade e Pesquisa, também recebeu a delegação de prefeitos da Amve na sede do governo. “Esse encontro permitiu compartilhar novas oportunidades de desenvolvimento entre territórios que têm em comum raízes históricas e a vontade de reforçar colaborações estratégicas. Podemos também contar com um ecossistema avançado de pesquisa e desenvolvimento promovido graças à nossa autonomia, e com iniciativas de excelência em sustentabilidade, indústria, turismo, gestão dos recursos naturais, mobilidade, cultura e desenvolvimento territorial. Tenho certeza de que poderemos intensificar os laços e os projetos comuns”, disse.

A missão na Itália finalizou com a reunião e assinatura de Termo de Intenção entre Amve e o Consórcio dos Municípios Trentinos. A parceria visa fortalecer a cooperação intermunicipal com foco em gestão consorciada, desenvolvimento territorial, troca de boas práticas de planejamento, fortalecimento das comunidades locais, formação e intercâmbio técnico.

Segundo o presidente da Amve e prefeito de Apiúna, Marcelo Doutel da Silva, a missão representa um marco para o fortalecimento dos municípios do Vale Europeu. “Estamos construindo pontes com cidades e instituições que são referência mundial em inovação e qualidade de vida. Esse intercâmbio é fundamental para levarmos novas ideias e soluções ao Vale Europeu, sempre com o olhar voltado para o desenvolvimento sustentável, a eficiência da gestão pública e a valorização da nossa história e cultura”, afirmou.

Participaram da missão os prefeitos de Apiúna, Marcelo Doutel da Silva; Ascurra, Arão Josino da Silva; Blumenau, Egídio Ferrari; Rio dos Cedros, Jorge Stolf; e Rodeio, Nei Paulo Venturi; e os diretores da Amve, Cassio Quadros e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), Fernando Tomaselli.

Blumenau e Vale Europeu dão passo histórico em parceria com Trento

Trento, capital da província de Trento, na Itália, é reconhecida como um polo estratégico econômico e acadêmico, reunindo instituições de ensino, pesquisa, tecnologia e empresas que impulsionam o desenvolvimento regional. A cidade se destaca não apenas pela força econômica, mas também pelo senso de pertencimento comunitário e pela tradição do voluntariado, características que reforçam a afinidade com Blumenau e os municípios do Vale Europeu, igualmente reconhecidos como polos de inovação e centros universitários de referência.

Durante visita à Prefeitura de Trento, os prefeitos da região catarinense formalizaram mais um passo histórico: Blumenau manifestou oficialmente a intenção de firmar um Pacto de Amizade com Trento, dando início ao processo que poderá torná-las cidades-irmãs. Com a aceitação do convite pelo prefeito Franco Ianeselli, Blumenau será a primeira cidade brasileira a firmar uma irmandade com Trento, integrando oficialmente Brasil e Itália por meio de um acordo internacional que fortalece laços históricos, culturais e econômicos entre as duas regiões.

Atualmente, Trento mantém apenas quatro acordos de irmandade internacionais, com Praga (República Tcheca), Donostia (Espanha), Kempten (Alemanha) e o distrito de Charlottenburg-Wilmersdorf, em Berlim, o que evidencia a relevância do novo pacto.

O prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, destacou o contexto histórico da imigração italiana em Santa Catarina e a preservação das tradições ao longo das gerações. “O Pacto de Amizade não representa apenas Blumenau, mas toda a região do Vale Europeu. Ele cria oportunidades de desenvolvimento cultural e econômico, reforçando a integração entre nossas cidades e abrindo caminhos para cooperação e inovação conjunta”, afirmou.

Tags

  • Amve
  • Associação de Municípios do Vale Europeu
  • Presidente da Amve