Comitiva conheceu soluções de mobilidade e políticas públicas de referência

Entre os dias 19 e 22 de setembro, Munique foi uma das paradas estratégicas da missão internacional Itália-Alemanha realizada pela Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), que ocorreu de 13 a 23 deste mês.

Na capital da Baviera, os prefeitos participaram de uma programação que combinou agendas institucionais, culturais e técnicas. A comitiva marcou presença na abertura da Oktoberfest, maior festa popular do mundo, e acompanhou de perto práticas de gestão em mobilidade urbana e serviços públicos, áreas nas quais Munique é referência internacional.

“Ao lado do prefeito Egidio tivemos a oportunidade de divulgar o Vale Europeu e aprender mais com a Oktoberfest de Munique, que reúne milhões de visitantes todos os anos”, destacou o vice-presidente da Amve e prefeito de Ascurra, Arão Josino da Silva.

Além das visitas técnicas, os prefeitos fortaleceram relações institucionais com autoridades locais e tiveram a oportunidade de conhecer iniciativas que podem inspirar soluções inovadoras para a região.

A comitiva foi recebida pelo ministro e cônsul-geral adjunto do Consulado-Geral do Brasil em Munique, Paulo Roberto da Costa Pacheco. Segundo ele, “missões como esta fortalecem as relações bilaterais e criam oportunidades concretas de cooperação entre nossos países, contribuindo para o desenvolvimento local e a troca de experiências em gestão pública”, disse.

Durante a reunião no consulado, trataram de assuntos estratégicos e de interesse dos dois países, tais como investimentos em projetos de ecoturismo, intercâmbio acadêmico e investimentos do setor privado no Vale Europeu. Os prefeitos participaram também de reunião com lideranças na Prefeitura de Munique, onde dialogaram sobre políticas de desenvolvimento urbano e integração de serviços.

Para o presidente da Amve e prefeito de Apiúna, Marcelo Doutel da Silva, a missão representa um marco para o fortalecimento dos municípios da região. “Estamos conhecendo de perto práticas de cidades que são referência mundial e trazendo essas ideias para adaptá-las ao Vale Europeu. Nosso compromisso é transformar esse intercâmbio em resultados concretos para a população, fortalecendo a inovação, a mobilidade e a qualidade dos serviços públicos”, ressaltou.

Participaram da missão os prefeitos de Apiúna, Marcelo Doutel da Silva; Ascurra, Arão Josino da Silva; Blumenau, Egídio Ferrari; Rio dos Cedros, Jorge Stolf; e Rodeio, Nei Paulo Venturi; além dos diretores da Amve, Cássio Quadros, e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), Fernando Tomaselli.