Marcelo Costa assume a diretoria financeira, enquanto Ricardo Nuno assume a recém-criada diretoria de Novos Negócios e Inovação

O Porto Itapoá anuncia duas mudanças importantes em sua estrutura organizacional, reforçando sua estratégia de crescimento e consolidação como um dos terminais portuários mais modernos e eficientes da América do Sul.

Além da criação da Diretoria de Novos Negócios e Inovação, que será liderada por Ricardo Nuno, o Terminal também confirma a chegada de Marcelo Costa como novo Diretor Financeiro (CFO).

As duas nomeações refletem a visão de futuro da empresa, que busca unir inovação, expansão e excelência em gestão financeira para sustentar sua trajetória de desenvolvimento.

Atual Gerente Comercial do Porto Itapoá, Ricardo Nuno assume a nova Diretoria de Novos Negócios e Inovação, que inicia no dia 6 de outubro. A área será responsável pelos processos de Novos Negócios, Engenharia (expansão), Inovação, Estratégia, Gestão de Projetos e Meio Ambiente (expansão). A estrutura nasce alinhada ao propósito do terminal de consolidar-se como o maior, mais eficiente e mais seguro da América do Sul.

Com mais de 20 anos de experiência no setor de logística e transporte, Ricardo já atuou em empresas de destaque no mercado global. Formado em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística, com especializações em Finanças, Logística Empresarial e Administração, construiu sua carreira com foco em resultados, inovação e excelência operacional. “Assumir este novo desafio no Porto Itapoá é uma grande honra. Estou comprometido em impulsionar o crescimento sustentável do terminal, sempre com foco em inovação, segurança e excelência, para que possamos consolidar nossa posição como referência na América do Sul”, afirma Ricardo Nuno.

Marcelo Costa é formado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, com MBA em Finanças e mestrado em Ciências Econômicas e Finanças pelo Insper, além de formação executiva na Wharton University, nos Estados Unidos, Marcelo traz uma trajetória profissional de 30 anos, marcada por grandes projetos e mudanças estratégicas.

Com passagens por banco internacional e agência de risco, acumulou experiência no mercado financeiro até migrar para grandes empresas do setor energético. Segundo ele, a decisão de vir para o Porto Itapoá marca o início de um novo ciclo profissional. “A coragem visionária dos acionistas em apostar na criação de um porto desse porte é algo que me impressiona. É um privilégio poder fazer parte desse próximo capítulo. Estou motivado a contribuir com esse projeto e tenho certeza de que, juntos, podemos levar o Porto Itapoá a patamares ainda mais altos”, destaca Marcelo Costa.

Com as duas novas diretorias, o Porto Itapoá reforça sua estratégia de crescimento sustentável e inovação, ao mesmo tempo em que fortalece sua governança financeira.

A chegada de Marcelo Costa e a promoção de Ricardo Nuno representam não apenas o fortalecimento da gestão, mas também a preparação do terminal para os desafios e oportunidades de um mercado cada vez mais competitivo.