Estratégia de conscientização alcança cerca de 60 cidades em Santa Catarina e mais de 500 municípios no Brasil.


A Eletrobras vai investir, até o final deste ano, R$ 8,6 milhões em sua campanha nacional de segurança da rede elétrica. Em Santa Catarina, cerca de 60 municípios serão alcançados pela iniciativa, que busca conscientizar a população sobre os riscos de soltar pipas e balões, provocar queimadas, realizar invasões e atos de vandalismo nas proximidades das linhas de transmissão de energia. A ação está alinhada à cultura de segurança da Eletrobras e reforça o compromisso da empresa com a prevenção de acidentes próximos à rede elétrica.

Pelo segundo ano consecutivo, a campanha é promovida de maneira integrada, abrangendo mais de 500 municípios prioritários de norte a sul do país. O valor investido nesta edição é 14,6% superior ao destinado em 2024, quando as iniciativas de comunicação resultaram em mais de 126 milhões de impressões nas redes sociais e atingiram cerca de 23,4 milhões de pessoas por meio de inserções em rádios.

“A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos de acidentes na rede elétrica envolvendo ação humana. Eles colocam em risco a população e muitas vezes causam a interrupção do fornecimento de energia. A prioridade da Eletrobras é garantir a segurança das pessoas, do meio ambiente e dos seus ativos. Por isso, é importante o diálogo contínuo com a população sobre o tema”, afirmou o vice-presidente Executivo de Operações e Segurança da Eletrobras, Antônio Varejão.

Além da veiculação de mensagens em rádio e redes sociais, a Eletrobras também realiza ações de relacionamento com a comunidade e distribuição de material educativo. Entre maio e dezembro, por exemplo, período mais seco, a empresa intensifica a campanha voltada aos riscos de queimadas, próximas a torres e linhas de transmissão, especialmente em áreas rurais de lavouras e pastagens.

Nas regiões com produção agrícola, a Eletrobras promove ações específicas voltadas à conscientização sobre o perímetro de segurança ao redor das estruturas de transmissão de energia. Nesse esforço, os técnicos de linhas de transmissão e os técnicos de meio ambiente desempenham um papel fundamental, visitando moradores para reforçar as orientações de segurança e distribuir kits educativos.

Riscos de Pipas e Balões
Na época das tradicionais festas de junho e julho, a Eletrobras reforçou orientações sobre os riscos da soltura de balões, prática que pode causar danos severos à rede elétrica, ao meio ambiente e representar perigo à vida da população.

Nas férias escolares, o foco da campanha se volta para crianças e adolescentes, com iniciativas relacionadas à soltura de pipas em ambiente seguro, longe da rede elétrica. Durante o ano letivo, a companhia promove oficinas educativas em escolas, com atividades lúdicas e informativas. O trabalho vem se mostrado eficaz, especialmente em centros urbanos.


Tags

  • Campanha
  • Eletrobras
  • redes
  • Sociais