A obra, aguardada há mais de 40 anos, conta com um investimento de R$ 120 milhões e traz o que há de mais moderno em tecnologia para garantir qualidade e durabilidade

O Governo de Santa Catarina está transformando a SC-305, rodovia que liga São Lourenço do Oeste a Campo Erê e é considerada uma das mais importantes do Extremo Oeste. A obra, aguardada há mais de 40 anos, conta com um investimento de R$ 120 milhões e traz o que há de mais moderno em tecnologia para garantir qualidade e durabilidade.

“Estamos investindo forte na malha viária de Santa Catarina. A SC-305 é uma obra aguardada há mais de quatro décadas e que agora vai sair do papel. Ela vai garantir mais segurança para quem trafega e criar condições adequadas para o desenvolvimento econômico, fortalecendo o escoamento da produção agrícola e industrial e impulsionando a integração regional. Essa rodovia é uma ligação estratégica com o Paraná e a revitalização representa muito mais do que infraestrutura: é desenvolvimento, segurança e um avanço histórico para o Extremo Oeste catarinense”, disse o governador Jorginho Mello.

No próprio canteiro foram montadas duas usinas de concreto completas, responsáveis por dosar com precisão a mistura do material. Além disso, a execução conta com pavimentadora semi-robótica, que aumenta a eficiência e qualidade.

“O pavimento de concreto é uma escolha estratégica, especialmente para rodovias com tráfego intenso e carga pesada. Ele apresenta maior durabilidade, menor necessidade de manutenção e garante mais segurança aos motoristas. Com as usinas montadas no local e o uso de equipamentos modernos, estamos assegurando uma obra com qualidade e economia a longo prazo”, avaliou o secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.

O projeto abrange 28 quilômetros de rodovia, incluindo a implantação de 11,1 km de terceiras faixas nos dois sentidos, acostamento em toda a extensão e a construção de calçadas no perímetro urbano de Presidente Juscelino e Três Voltas. A revitalização prevê ainda a execução de três interseções para dar mais segurança ao tráfego, além de melhorias no sistema de drenagem, com substituição e reforço de bueiros.


Estrada Boa

A obra na SC-305 faz parte do programa Estrada Boa, o maior projeto rodoviário da história de Santa Catarina. Um programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), que já soma 100 obras em andamento ou concluídas em todas as regiões, com investimentos que ultrapassam R$ 3,5 bilhões.

Além das usinas de concreto na obra da SC-305, outras obras que integram o Estrada Boa também se destacam pelo uso de tecnologias modernas de engenharia rodoviária. Entre as novidades está o reaproveitamento do material da própria rodovia, reduzindo custos e impactos ambientais; o uso de asfaltos modificados com polímeros, que aumentam a durabilidade e a resistência ao tráfego intenso; uso de borracha na composição do asfalto, reutilizando material de pneus inutilizados, aumentando a resistência do asfalto e contribuindo com a sustentabilidade; soluções de drenagem avançada, fundamentais em regiões de relevo acidentado, como a Serra do Corvo Branco e a Serra do Faxinal; projetos de segurança viária, com trevos modernos, iluminação LED e sinalização inteligente; utilização de isopor (poliestireno expandido – EPS) para execução de aterros, ganhando celeridade e economia.

Condições das rodovias

Em 2023, um estudo da Fetrancesc apontava que 73% das rodovias estaduais eram classificadas como ruins ou péssimas. Hoje, após os avanços do Estrada Boa, 80% da malha está em condições ótimas ou boas. A meta do Governo é chegar a 100% da malha viária em condições regular a ótima até o final do primeiro semestre de 2026.

O pacote de investimentos é amplo e contempla intervenções e melhorias em rodovias estratégicas. Entre os destaques estão:

Litoral – Triplicação da SC-401, no Norte da Ilha, a rodovia estadual mais movimentada do Estado, com R$ 73 milhões em investimentos. Também está dentro do programa a obra de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, um marco turístico e cultural de Florianópolis;
Norte – Restauração da SC-477 (Canoinhas – Monte Castelo) e duplicação da SC-108 (Guaramirim – Massaranduba), juntas somando quase R$ 300 milhões em investimentos;
Vale do Itajaí – O novo trevo de acesso em Itajaí, na interseção da SC-486 com a BR-101, e a pavimentação da SC-281 entre Ituporanga e Atalanta;
Planalto Serrano – Pavimentação da SC-370, incluindo o emblemático trecho da Serra do Corvo Branco, e a ligação entre Rio Rufino e Urubici;
Sul – Acesso ao Rio Grande do Sul pela SC-290 (Serra do Faxinal) e os contornos viários de Criciúma e Cocal do Sul, ambos com investimentos acima de R$ 250 milhões somados;
Meio-Oeste – Restauração da SC-120 entre Curitibanos e Lebon Régis; além de obras na SC-452 ligando Fraiburgo a BR-470, conectando cidades com forte produção agrícola;
Oeste e Extremo Oeste – Melhorias na SC-283 no corredor de Chapecó a Concórdia, passando pelas cidades de Arvoredo, Seara e Arabutã; pavimentação da SC-350 (Abelardo Luz – Passos Maia); além da ampliação e restauração em pavimento de concreto da SC-305 e da SC-160, que juntas recebem mais de R$ 250 milhões.

Tags

  • De
  • Nos
  • RS
  • segurança