Dia Nacional do Voluntariado é celebrado nesta quinta, 28 de agosto; foi criado em 1985 para reconhecer quem participa de iniciativas comunitárias

O programa de voluntariado da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) mobilizou 7,8 mil horas de trabalho voluntário de janeiro a julho deste ano.

Os participantes se dedicam a ações como manutenção de computadores para doação, coleta de recicláveis, doação de sangue e oficinas para promoção da saúde, entre outros.

As atividades acontecem em todas as regiões do estado, em dias e horários que variam conforme a ação.

Em Joinville, há um espaço onde os voluntários se reúnem regularmente para produzir peças têxteis, como mantas, travesseiros e cachecóis, que são doados a pessoas em vulnerabilidade social e a pacientes de hospitais.

Só no primeiro semestre deste ano, foram feitas 2,4 mil peças. A matéria-prima é doada por indústrias têxteis.

DATA

O Dia Nacional do Voluntariado é celebrado nesta quinta, 28 de agosto. A data foi criada em 1985 para reconhecer pessoas e organizações que participam de iniciativas comunitárias.

No país, o voluntariado é marcado pela diversidade de ações, que vão desde atividades simples, como doação de sangue e arrecadação de alimentos, até programas estruturados em empresas e organizações sociais.

Na FIESC, o programa de voluntariado, chamado Eu Voluntário, existe desde 2012. Interessados em participar podem acompanhar oportunidades de ajuda neste site.

CORPOTATIVO

No âmbito corporativo, o voluntariado ganhou espaço a partir dos anos 2000, no contexto do ESG, sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança.

Pesquisa do Conselho Brasileiro de Voluntariado mostra que companhias com até mil colaboradores são as que mais mobilizam voluntários no país, sobretudo em ações voltadas a crianças, mulheres e meio ambiente.

Tags

  • Sociais
  • trabalho