SCGÁS e CASAN firmam acordo de ressarcimento para prevenir danos em obras

logo RCN

Ultimas :

25/08/2025 16:55
Geral

SCGÁS e CASAN firmam acordo de ressarcimento para prevenir danos em obras

Por Vanessa Karine Menegassi

Fonte: RCN Online

 Publicado 25/08/2025 16:55  – Atualizado 25/08/2025 16:55

Ato foi realizado na manhã desta segunda-feira (25)
  • Ato foi realizado na manhã desta segunda-feira (25) (Fotos: RCN Online)

Termo estabelece regras de cooperação entre as companhias para reduzir acidentes em redes e custos para o poder público

A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) assinaram nesta segunda-feira (25), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, o Termo de Ressarcimento Mútuo. O documento prevê mecanismos de compensação financeira entre as empresas em casos de danos durante obras e fortalece a parceria em projetos de infraestrutura no estado.

Segundo o gerente de Relações Institucionais da SCGÁS, Juarez Lippi, o termo é resultado de um processo iniciado há mais de cinco anos. “Na época já havia um acordo para troca de conhecimento técnico, mas não foi possível formatar a sistemática de ressarcimento. Hoje conseguimos avançar nessa etapa, que vai além da questão monetária, porque busca mitigar acidentes com as redes”, afirma. Ele destacou ainda que o acordo vale para municípios onde as duas companhias atuam.

 

.
  • . (Fotos: RCN Online)

O diretor Técnico Comercial da SCGÁS, Sílvio Renato del Boni, reforçou que o objetivo central é garantir segurança no subsolo urbano. “No subsolo existem inúmeras estruturas, como redes de água, esgoto, cabos e dutos. O projeto busca que cada empresa realize seu trabalho sem interferir no já existente da outra. O pior cenário é quando há uma interferência indesejada que provoca uma interrupção”, diz. Para ele, o termo também pacifica questões do passado: “Estamos ajustando danos anteriores e abrindo uma nova perspectiva para que, daqui para frente, as empresas atuem de forma conjunta em benefício da população”, argumenta.

O presidente da CASAN, Edson Moritz, relacionou o acordo a uma diretriz de gestão. “Esse é mais um esforço do governo Jorginho Mello de aprimorar a gestão das empresas. Muitas vezes uma intervenção acaba danificando o trabalho da outra, e a ideia é que possamos treinar nossas equipes e terceirizados para evitar que isso aconteça. O ressarcimento é uma consequência. O mais importante é a prevenção”, afirma. Ele acrescentou que a medida também deve reduzir custos e prazos de execução: “Sempre que há um dano em obra, há atraso e aumento de custos, o que impacta a vida do cidadão”, frisa.

Já o presidente da Celesc e conselheiro da SCGÁS, Tarcísio Rosa, ressaltou que a meta é evitar a necessidade de indenizações. “O convênio de ressarcimento tem como objetivo maior que não haja ressarcimento. Se não houver dano, não há risco, não há acidente, e é isso que interessa à população”, afirmou.

Com a assinatura do termo, SCGÁS e CASAN assumem o compromisso de alinhar procedimentos técnicos, treinar equipes e reforçar medidas de prevenção em intervenções nas redes de gás e de saneamento, buscando maior eficiência em obras e serviços essenciais em Santa Catarina.

Engenharias
A presidente do Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (Senge-SC), Roberta Maas dos Anjos, avaliou que a cooperação institucional amplia a segurança. “Quando os órgãos se conversam e trabalham juntos, conseguimos evitar acidentes que podem trazer riscos. Este convênio é importante porque aproxima as engenharias e oferece mais proteção para a sociedade”, declara.

  • . (RCN Online)

  • . (RCN Online)

  • . (RCN Online)

  • . (RCN Online)

  • Ato foi realizado na manhã desta segunda-feira (25) (RCN Online)

Deixe seu comentário

Mais lidas