
Baleias-Francas: 85 Gigantes Avistadas no Primeiro Sobrevoo da Temporada em Santa Catarina

-
O Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba está ocorrendo desde o dia 1º de julho e vai até o dia 30 de novembro (Fotos: Mariana Favero Silvano/Acquaplan)
Primeiro sobrevoo da temporada 2025 registra 85 baleias-francas no litoral sul de Santa Catarina, com destaque para fêmeas com filhotes. Saiba mais sobre o monitoramento e a importância da conservação no Porto de Imbituba.
O primeiro sobrevoo da temporada de avistagem de baleias-francas de 2025 no Litoral Sul de Santa Catarina revelou um cenário promissor: foram registradas 85 baleias-francas, com destaque para a presença de fêmeas acompanhadas de filhotes. O monitoramento, realizado pelo Porto de Imbituba em parceria com o ProFRANCA, é crucial para a conservação da espécie e a compatibilização das operações portuárias com a proteção marinha.
Resultados do Sobrevoo
O monitoramento aéreo, realizado na última sexta-feira (11), contabilizou 85 baleias-francas. Entre elas, 38 fêmeas com seus filhotes (Fefis), oito adultos e um subadulto. Apesar do nevoeiro que interrompeu o sobrevoo em Jaguaruna, a equipe conseguiu monitorar uma vasta área, da região de Florianópolis até Balneário Arroio Corrente.
As praias de Imbituba foram palco de grande parte dos avistamentos, com 21 fêmeas e seus filhotes avistados entre as praias do Rosa e Itapirubá Norte. A praia de Ibiraquera se destacou pela maior concentração de grupos. Em Garopaba, a Praia do Siriú registrou seis fêmeas com filhotes, inclusive um filhote semi-albino.
Importância do Monitoramento
Christiano Lopes, diretor-presidente do Porto de Imbituba, ressalta a relevância do monitoramento: "É com grande satisfação que registramos o início de mais uma temporada de monitoramento das baleias-francas no Litoral catarinense. Os dados obtidos com os sobrevoos são fundamentais para que possamos alinhar nossas operações portuárias com a conservação da biodiversidade marinha".
Compromisso Histórico e Presente
Paulo Márcio de Souza, gerente do Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Porto de Imbituba, lembra o passado de caça às baleias e a importância do programa atual: "Imbituba foi a última armação baleeira a ser fechada no Litoral catarinense e, de certa forma, temos uma dívida com esses magníficos animais. O programa de monitoramento de cetáceos é uma forma de compensar, também, tudo o que foi feito no passado."
Como o Monitoramento Funciona
Camila Amorim, Oceanógrafa da SCPAR Porto de Imbituba, explica: "O monitoramento contínuo das áreas de uso das baleias francas, na região próxima ao Porto, possibilita que sejam desenvolvidos controles operacionais voltados à conservação dessas espécies marinhas". O objetivo é coletar informações sobre a frequência, áreas utilizadas e comportamento das baleias para estabelecer procedimentos operacionais seguros e preservar a espécie.
Expectativas e Cronograma
A diretora de Pesquisa do ProFRANCA, Karina Groch, confirma as expectativas positivas para a temporada, iniciada no final de maio. O Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba, que teve início em 1º de julho, se estenderá até 30 de novembro. Além dos sobrevoos, equipes realizam observação terrestre diária em pontos fixos nas praias do Porto e Ribanceira.
Dados Populacionais
A população de baleias-francas no Litoral Sul, estimada em cerca de 800 indivíduos, registra uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano. Esses números são resultado de 20 anos de pesquisas realizadas pelo ProFRANCA, que analisa os dados dos sobrevoos de monitoramento da espécie.
A temporada de avistagem de baleias-francas em Santa Catarina promete ser um sucesso, com o monitoramento contínuo do Porto de Imbituba contribuindo para a proteção dessas gigantes do mar e para a preservação da biodiversidade marinha.
Durante o primeiro sobrevoo da temporadada espécie.
-
A iniciativa é parte das atividades do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba (Mariana Favero Silvano/Acquaplan)
Deixe seu comentário