Mais de 1.500 pessoas participaram da 1ª Corrida Nacional do SESI, realizada na manhã desta quinta-feira (1/5) em Joinville, a única cidade a promover o evento em Santa Catarina. A intenção foi incentivar a prática desportiva para os trabalhadores da indústria e para a comunidade. No evento, foram arrecadados 2,6 toneladas de alimentos não perecíveis para doação a oito entidades assistenciais da cidade.
Para Marco Aurélio Goetten, Gerente Executivo da FIESC - SESI/SENAI/IEL - Regional Norte, as corridas do SESI vêm se consolidando a cada ano pela qualidade, organização e melhor avaliação dos competidores.

“Ao longo dos últimos 10 anos, o SESI/SC vem promovendo corridas e sempre batendo recorde de inscrições. Esta edição nacional também superou nossas expectativas, com as inscrições se esgotando um mês antes do prazo. Isso é muito relevante e significativo para todos nós”, destaca Goetten, que foi um dos corredores que completou o circuito de 10 quilômetros.

O evento contou com percursos de 5 quilômetros, 10 quilômetros, corrida kids, caminhada e do grupo Pernas Solidárias. A largada foi realizada às 7 horas em frente à Escola SESI de Referência, no bairro Bucarein. A indústria que mais teve colaboradores inscritos na competição foi a ArcelorMittal. Além de Joinville, a corrida foi realizada em outras 21 cidades do Brasil e foi organizada pelo Conselho Nacional do SESI e os Departamentos Regionais do SESI.

O jovem Johab Mikhael Gaspar, de 22 anos, foi o primeiro competidor a cruzar a linha de chegada do percurso de 5 quilômetros. Ele conta que o segredo para chegar na frente é ter muita dedicação, acordar de madrugada, treinar, alimentação boa e sono tranquilo.
“Para quem está pensando em começar a participar das corridas, a dica é não desistir e ser persistente. A corrida é o melhor remédio para nossa saúde física e mental!”, recomenda Johab.

Incentivada por amigos e família, Marcia Ferreira Melo Matos, de 41 anos, estreou nas competições profissionais participando da 1ª Corrida Nacional do SESI. Na sua opinião, a corrida foi um desafio muito grande de superação.

“Eu já treino diariamente por conta própria e esta foi a minha primeira prova profissional. Correr no dia de hoje foi uma sensação de alcançar um objetivo concretizado. Fiquei muito feliz em participar”, comemora Marcia.

Solidariedade em movimento
Durante o evento, foram arrecadados quase 2.600 quilos de alimentos, que serão distribuídas entre oito instituições de Joinville: Casa Lar 12 de Outubro, Pró-Rim, Casa do Adalto, Lar Abdon Batista, Nutre, Associação Ecos da Esperança, Casa de Passagem Vó Joaquina e SESMA.