Audiência pública em Araquari reuniu autoridades e reforça apelo por retomada das obras paradas desde 2022

 A duplicação da BR-280, no trecho de 36 quilômetros que liga São Francisco do Sul à BR-101, voltou ao centro das atenções do Litoral Norte catarinense. Uma audiência pública realizada na manhã de terça-feira (25), na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araquari (Aciaa), reuniu cerca de 200 pessoas, entre lideranças políticas, empresariais e comunitárias, todas unidas por uma só pauta: a retomada imediata das obras de duplicação da rodovia federal.

Promovido pela Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o encontro foi proposto pelo deputado Maurício Peixer (PL), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa da BR-280. Durante a abertura, o parlamentar destacou a importância estratégica do trecho, que é o único acesso rodoviário ao Porto de São Francisco do Sul, fundamental para o escoamento de produtos industriais e agrícolas e para o turismo na região.

“O trecho está colapsado, ninguém suporta mais. São cerca de 50 mil veículos por dia trafegando em uma estrada de pista simples, com altíssimo risco de acidentes. Só em 2025 já tivemos 11 mortes, a maioria por colisões frontais”, lamentou Peixer. Ele defendeu que a duplicação é a única solução viável para melhorar a fluidez e a segurança na rodovia.

Os deputados Sargento Lima (PL) e Matheus Cadorin (Novo) reforçaram o apelo por ações concretas do governo federal. Lima criticou a omissão de Brasília em relação às demandas de infraestrutura de Santa Catarina. “Essa duplicação é essencial. O Norte do estado é uma das regiões mais produtivas do país e está sendo negligenciado”, afirmou. Já Cadorin alertou para o aumento da demanda com a possível instalação de um novo porto na região, o que agravaria ainda mais os gargalos logísticos.

Mobilização regional

O diretor de Articulação Estratégica da Facisc, Marco Antônio Corsini, participou do evento e explica que a entidade saiu do encontro com a missão de liderar um esforço coordenado entre as associações empresariais da região Norte, reunindo forças com parlamentares estaduais e federais para pressionar pela retomada da duplicação.

“Acabo de sair de uma audiência extremamente produtiva, com forte participação das entidades organizadas e dos próprios deputados. Mas o que ficou claro é que, se esperarmos apenas o governo federal, essa obra ainda vai demorar anos. Por isso, a Facisc se colocou à disposição para liderar a articulação regional em torno da BR-280”, declarou Corsini.

Segundo ele, a Facisc, pode mobilizar as associações empresariais do Norte do estado para organizar agendas estratégicas com representantes políticos. “Essa união é essencial. Estamos falando da principal via de escoamento de uma das regiões mais industrializadas do país. O desenvolvimento de Santa Catarina depende diretamente dessa duplicação. Vamos reunir forças e cobrar soluções efetivas”, afirmou.

Corsini também ressaltou a proposta defendida durante a audiência de estadualizar o trecho e viabilizar uma concessão à iniciativa privada como forma de acelerar as obras. “É uma alternativa concreta para sairmos da morosidade atual. Com a união do setor produtivo, vamos conseguir destravar essa pauta e entregar resultados reais à população”, concluiu.

Aciaa reforça importância da BR-280 para Araquari

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araquari, Vilmar Francisco Leoni, destacou o impacto direto da BR-280 sobre o cotidiano e o desenvolvimento da cidade.

“A duplicação da BR-280 é uma questão de sobrevivência para Araquari. A cidade cresce a cada ano, com novas indústrias e investimentos, mas a infraestrutura viária está travada. Precisamos dessa obra para garantir segurança, atratividade para novos negócios e qualidade de vida para a população”, afirmou Leoni.

Encaminhamentos da audiência

Ao final da reunião, foram definidos três encaminhamentos principais: a dolicitação ao governo estadual para estadualizar o trecho da BR-280, viabilizando futura concessão à iniciativa privada, q criação de uma comissão com representantes dos setores público e privado para dialogar diretamente com o Ministério dos Transportes, é o pedido para que os trechos de Araquari e São Francisco do Sul sejam licitados separadamente em futuros editais do governo federal.

O superintendente do Dnit em Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade, respondeu a parte das demandas por meio de áudio enviado ao deputado Peixer. Segundo ele, o Dnit já considera a separação dos trechos e estuda a contratação de um projeto complementar para a ponte sobre o Canal do Linguado — ponto crítico da obra.

Cenário atual e histórico da obra

A duplicação da BR-280 teve início em 2018, mas enfrenta paralisações desde 2022. O trecho entre Araquari e São Francisco do Sul (lote 1) é considerado o mais complexo dentre as obras rodoviárias federais em andamento no estado, por incluir áreas de preservação, a construção de uma ponte e a instalação de ciclovia. Em 2023, o governo federal reservou R$ 80 milhões para o trecho, mas ainda sem cronograma para execução.