logo RCN

Ultimas :

12/03/2025 10:29
Geral

Em temporada mais longa, Corpo de Bombeiros Militar registra 3,6 mil vidas salvas

Por Rodrigo Ferreira

 Publicado 12/03/2025 10:29  – Atualizado 12/03/2025 10:29

  • De 16 de dezembro de 2024 a 9 de março de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) salvou 3.608 pessoas (Fotos: Roberto Zacarias / SECOM)

A alta temporada da Estação Verão 2024/2025 terminou nesse domingo, 9, totalizando 84 dias de operação, a mais longa dos últimos três anos. De 16 de dezembro de 2024 a 9 de março de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) salvou 3.608 pessoas, houve ainda uma redução proporcional no número de mortes em relação a temporadas anteriores, com 38 mortes confirmadas por afogamento durante os 84 dias, sendo que na temporada passada foram 39, em 65 dias.

Os números evidenciam a eficácia das ações preventivas e de segurança implementadas pelo CBMSC, durante a alta temporada que registrou aumento do fluxo de turistas no estado.

Em relação às prevenções, mais de 13 milhões de ações foram realizadas pelos guarda-vidas. Entre as principais atividades, estão os avisos verbais, apitos, colocação de bandeiras nas praias e orientações aos banhistas. No mesmo período, 4.221 crianças foram encontradas com o auxílio de guarda-vidas, sendo um provável reflexo do aumento de turistas neste ano, o maior número registrado nas últimas três temporadas. As ocorrências com lesões por água-viva tiveram um índice menor do que em temporadas anteriores, com 27 mil casos registrados.

De acordo com o coronel Fabiano de Souza, comandante-geral do CBMSC, a organização e gestão realizada pela corporação foi determinante para o sucesso da alta temporada da Estação Verão: “nesta temporada, Santa Catarina bateu recorde de turistas. Ainda assim, o Corpo de Bombeiros Militar garantiu a segurança dos catarinense e turistas, graças ao sério trabalho dos guarda-vidas civis voluntários e aos recursos destinados pelo Governo do Estado à corporação, que realizou uma gestão séria e competente”.

Programa Golfinho

Voltado para crianças, o Programa Golfinho é oferecido gratuitamente e busca ensinar noções de cidadania, respeito ao próximo e à natureza, além de reforçar medidas de segurança aquática. A iniciativa, que já beneficiou milhares de crianças em todo o estado, é uma das principais ferramentas preventivas do CBMSC para reduzir os índices de acidentes nas praias.

Criado em 1998, o programa é gratuito para crianças de 7 a 11 anos e tem duração total de 10h, podendo variar conforme a equipe de instrutores. Ele ocorre durante o ano inteiro em cidades do interior do estado e, para prevenção em praias, durante a Estação Verão, geralmente entre dezembro e março.

Na alta temporada 2024/2025, 7.895 crianças foram certificadas no Programa Golfinho, em todo o estado.

Programa Golfinho é oferecido gratuitamente e busca ensinar noções de cidadania, respeito ao próximo e à natureza
  • Programa Golfinho é oferecido gratuitamente e busca ensinar noções de cidadania, respeito ao próximo e à natureza (Fotos: Roberto Zacarias / SECOM)

  • Programa Golfinho é oferecido gratuitamente e busca ensinar noções de cidadania, respeito ao próximo e à natureza (Roberto Zacarias / SECOM)

Tags

  • BOMBEIROS

Deixe seu comentário

Mais lidas