logo RCN

Ultimas :

26/02/2025 14:29
Geral

CREA-SC realiza fiscalização de estruturas do Carnaval pelo Estado, garatindo mais segurança aos foliões

Por Rita Lombardi

 Publicado 26/02/2025 12:38  – Atualizado 26/02/2025 14:29

  • Fiscalização das estruturas de Carnaval pelos técnicos do Crea SC (Fotos: Divulgação)

As fiscalizações seguem até o fim da temporada de Carnaval, com o CREA-SC reforçando seu compromisso com a segurança e a conformidade técnica em todos os eventos.

Agentes do CREA-SC estão realizando uma série de fiscalizações em diversos municípios de Santa Catarina para inspecionar estruturas e locais que recebem os eventos do Carnaval 2025. O intuito da ação é verificar a presença de responsáveis técnicos e as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) para serviços que exijam a presença de um profissional da engenharia.

 O gerente de fiscalização do CREA-SC, Eng. Amb. Ingo Werncke, explica o quanto a engenharia está presente nestes eventos e como pode garantir a segurança dos participantes. “Soldas de estruturas metálicas dos carros alegóricos, instalação de banheiros químicos, sonorização, sinalização de emergência, geradores, montagem de arquibancadas, camarotes, palcos e tendas, instalações elétricas de baixa tensão, são só alguns dos serviços que envolvem a engenharia em eventos desse porte. Garantir a presença de profissionais técnicos é também avalizar a segurança do público que vai para se divertir e curtir o Carnaval”.

 As fiscalizações começam a ser realizadas com antecedência para que toda a documentação seja apresentada pelos responsáveis dos eventos, como explica o fiscal José Roberto Brito, que participa das inspeções em Florianópolis. “Nós vamos até o local dos eventos para verificar a empresa e/ou responsável pela realização daquele evento. A partir daí, abrimos um relatório de fiscalização, hoje feito via celular, que inclui anexar toda a documentação, além do registro fotográfico”.

Em caráter orientativo, ao identificar a falta de algum documento, o CREA-SC solicita a regularização, para somente, em último caso, realizar o auto de infração. “Nosso trabalho de fiscalização é garantir que, onde exista uma atividade que exija conhecimento técnico especializado, tenha a presença de um profissional registrado no CREA, assegurando a correta execução dos serviços e a integridade de todos”, destaca o agente fiscal Osmar D’Agostini, de Joaçaba.

De olho na folia, para segurança dos foliões

 A ação abrange cidades como Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Joaçaba, Laguna, Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul. As fiscalizações seguem até o fim da temporada de Carnaval, com o CREA-SC reforçando seu compromisso com a segurança e a conformidade técnica em todos os eventos.

  • Fiscalização das estruturas de Carnaval pelos técnicos do Crea SC (Divulgação)

  • App de fiscalizaçalização (Divulgação)

Tags

  • CREA-SC

Deixe seu comentário

Mais lidas