A SCGÁS marca presença no IV Evento Cogen Sul, realizado nesta quarta-feira (6) em Florianópolis e promovido em parceria com a Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen). A distribuidora catarinense é uma das patrocinadoras. O evento também contou com apoio de diversas empresas do setor, como a Compagas, Ecogen, Jenbacher e Union Rhac. O apoio institucional foi da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), onde foi realizado.

O encontro aborda os desafios e as oportunidades para o mercado de gás e de cogeração. O presidente executivo da Cogen, Newton Duarte, destaca a importância estratégica do gás natural para a região Sul, reforçada pelas características geográficas e pela força industrial local. “Embora não seja o ideal, o processo de gradual de abertura de mercado apresenta perspectivas interessantes, com diversificação de suprimento e maior participação da iniciativa privada na cadeia”, explica Duarte.

O fórum se inicia com uma cerimônia de abertura e uma série de painéis temáticos que abrangem desde a oferta e comercialização de gás, até investimentos em infraestrutura e o papel do biogás e biometano na diversificação energética. Manfredo Gouvea, Presidente da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, reforçou na abertura que “é necessário garantir a segurança regulatória e comercial para que os investimentos aumentem e o ambiente se torne mais atrativo para toda a cadeia”.

Fonte: Comunicação SCGás

Para o diretor técnico-comercial da SCGÁS, Tiago Cabral, o evento representa uma oportunidade de "reunir referências do setor para discutir as melhores oportunidades para a cadeia do gás natural, o principal combustível da indústria." Segundo o diretor, o gás natural é essencial para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina, contribuindo para a geração de emprego e renda, além de fortalecer a indústria local.

Entre os principais temas abordados, destaca-se o mercado livre de gás. A companhia, em parceria com a agência reguladora estadual, a ARESC, trabalha para viabilizar um ambiente de negócios mais flexível para a indústria. “Esperamos que, já no próximo ano, alguns clientes possam consumir gás diretamente, negociando com o fornecedor de forma mais adequada às necessidades de sua produção”, antecipa Tiago Cabral.

O evento também destaca o papel do gás natural na transição energética. O gás desempenha um papel fundamental na descarbonização, substituindo combustíveis fósseis mais poluentes e consolidando-se como uma alternativa limpa e eficiente para os setores industrial, comercial e residencial. “O gás natural é uma solução estratégica para o futuro energético de Santa Catarina e do Brasil, alinhando-se ao objetivo de reduzir as emissões e avançar na sustentabilidade," reforça o diretor técnico comercial.

Há 30 anos no mercado, a SCGÁS é a concessionária de distribuição de gás natural canalizado em Santa Catarina, atendendo 74 municípios e mais de 28 mil consumidores. Com uma rede de mais de 1.600 km de extensão, a SCGÁS se destaca como a terceira maior rede de distribuição de gás natural do país e atua em diferentes segmentos, incluindo indústria, comércio, mercado automotivo e residencial.