IMA inicia monitoramento semanal de balneabilidade e amplia coleta em 82 pontos a partir de outubro
-
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), iniciará o monitoramento semanal da balneabilidade em 238 pontos do estado a partir de outubro (Fotos: Ricardo Trida/ Arquivo/ Secom)
De acordo com o cronograma pré-definido a partir de outubro, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), iniciará o monitoramento semanal da balneabilidade dos 238 pontos do programa com aumento de frequência das coletas em 82 pontos.
Às segundas e terças-feiras, será realizada a primeira coleta da semana em todos os 238 pontos monitorados pelo Instituto. Nas quartas-feiras, ocorrerá a segunda coleta em pontos distribuídos em Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Balneário Camboriú (Praia Central) e a Rota Norte Florianópolis.
Já nas quintas-feiras, será a vez da segunda coleta em pontos distribuídos em Itajaí, Penha, Navegantes, Governador Celso Ramos, e repetição da coleta em Balneário Camboriú (10 pontos da Praia Central) e na Rota Norte Florianópolis (26 pontos de Jurerê, Canasvieiras e Ingleses) que terão três coletas semanais.
O laboratório do IMA realizará a emissão de relatórios às quartas-feiras (referente à primeira coleta de todos 238 pontos), às quintas-feiras (relatório somando os resultados referentes à segunda coleta realizada na quarta-feira) e às sextas-feiras, o relatório fechando o balanço da semana com os resultados da quinta-feira.
Informações no site
No site, as informações serão atualizadas automaticamente e todo cidadão poderá acompanhar as datas das últimas coletas e os resultados mais atualizados do ponto do seu interesse ao clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa. O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.
Às sextas-feiras, a assessoria de comunicação do IMA continuará divulgando o release com o balanço da semana consolidado.
Ampliação das coletas
A presidente do IMA, Sheila Meirelles, pontua que, na última temporada a pedido do governador Jorginho Mello e por meio de um Termo de Cooperação com outras instituições do estado, o IMA atuou fortemente na ampliação das coletas de balneabilidade conquistando recorde em número de análises entre novembro de 2023 e março de 2024, somando mais de 7.000 análises realizadas.
“Somos os maiores em número de análises durante a temporada em relação aos outros estados brasileiros, e com o início do monitoramento semanal e aumento da frequência das análises nos pontos mais suscetíveis a mudança de propriedade já a partir de outubro, poderemos refletir melhor as condições ambientais desses pontos e repetir a dinâmica exitosa do monitoramento realizado na última temporada”, explica a presidente do IMA, Sheila Meirelles.
-
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), iniciará o monitoramento semanal da balneabilidade em 238 pontos do estado a partir de outubro (Fotos: Arquivo / SECOM)
Regularidade da ampliação das coletas
A regularidade das coletas ampliadas será mantida de segunda a quinta-feira (exceto feriados) três vezes por semana em 10 pontos de Balneário Camboriú (todos na praia central) e 26 pontos em Florianópolis (em praias como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê), e duas vezes por semana em três pontos de Governador Celso Ramos; 9 pontos de Bombinhas; 5 pontos de Itajaí; 8 pontos de Itapema; 4 pontos de Navegantes; 11 pontos de Penha e 6 pontos de Porto Belo até o fim da estação verão no mês de março de 2025.
Os dados do monitoramento são de domínio público e todo cidadão, bem como, os entes municipais podem acessar.
“O trabalho de balneabilidade do IMA além de ter o objetivo de informar aos banhistas os pontos considerados seguros do ponto de vista sanitário, também serve para auxiliar os gestores municipais na área de saneamento básico, na tomada de decisões sustentáveis e em relação à necessidade de se investir em ações voltadas ao esgotamento sanitário, sejam elas estruturais ou estruturantes, preventivas ou corretivas”, reforça o gerente de Laboratório e Medições Ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva.
-
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), iniciará o monitoramento semanal da balneabilidade em 238 pontos do estado a partir de outubro (Arquivo / SECOM)
Deixe seu comentário