Previsão indica frio intenso e possibilidade de neve em Santa Catarina neste fim de semana
-
Uma massa de ar frio e um sistema de alta pressão trarão frio intenso para Santa Catarina neste fim de semana (Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM)
O fim de semana será de frio intenso em toda Santa Catarina. Uma massa de ar frio de origem polar associada a um sistema de alta pressão promete intensificar as temperaturas baixas no estado nos próximos dias. Com a chegada deste fenômeno, os catarinenses devem se preparar para noites e madrugadas geladas, especialmente nas áreas serranas.
De acordo com a central de monitoramento da Defesa Civil, entre a noite desta sexta-feira, 9 e a madrugada de sábado, 10, há uma pequena chance de precipitação invernal, incluindo chuva congelada e neve, de forma localizada nas áreas do Planalto Sul e Meio-Oeste, particularmente nos pontos mais altos da Serra.
No sábado, 10, a manhã começa com muitas nuvens nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, mas ao longo do dia a nebulosidade diminui, e o sol deve predominar em todo o estado. “Entre a madrugada e o amanhecer, há condições favoráveis para a formação de geada, especialmente no Planalto Norte, onde o céu mais aberto propiciará temperaturas ainda mais baixas. As mínimas variam entre -3°C e 3°C nos planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis Serrana, e entre 3°C e 10°C nas demais regiões”, afirma o monitoramento da Defesa Civil.
Já no domingo, 11, o nevoeiro reaparece em diversas regiões do estado e com a possibilidade de geada no Grande Oeste, planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana. Durante o dia, o sol prevalece em todas as regiões, promovendo uma elevação gradual das temperaturas. As máximas devem oscilar entre 10°C e 15°C no Planalto Sul, 13°C a 17°C no Meio-Oeste e de 17°C a 23°C nas demais áreas.
Riscos Associados ao Frio Intenso
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, alerta para o risco baixo a moderado de ocorrências relacionadas ao frio intenso, como desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia. Recomenda-se que a população, especialmente crianças e idosos, mantenha-se agasalhada e evite a exposição prolongada ao frio.
Deixe seu comentário