No primeiro semestre deste ano, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) articulou a doação de 2.698 equipamentos da indústria, de parceiros e da comunidade a instituições e pessoas em vulnerabilidade social. Na média, foram 449 por mês ou 15 por dia.

A articulação é feita no âmbito das ações de responsabilidade social, e objetiva fomentar oportunidades e desenvolvimento no Estado. Empresas interessadas em participar podem entrar em contato pelo WhatsApp (48) 3332-3164.

Processadores, teclados e monitores de computador foram os equipamentos mais doados no período. A lista também tem cadeiras, mesas, estantes, tecido, maquinário industrial e afins. Todos em boas condições de uso.

Escolas, centros de formação profissional, ONGs, serviços de acolhimento de crianças e adolescentes, asilos, hospitais, associações comunitárias e órgãos como Defesa Civil estão entre os que mais receberam a ajuda.

MANUTENÇÃO

Os equipamentos encaminhados à FIESC passam por avaliação antes da doação final, feita para instituições e pessoas previamente cadastradas. Interessados em recebê-los também podem entrar em contato por WhatsApp.

Em junho, para citar um exemplo, a Malwee disponibilizou 160 computadores. Todos foram levados ao SENAI de Jaraguá do Sul, onde técnicos farão ajustes, se necessário.

Depois da manutenção, o material será doado. Pode ser enviado, por exemplo, a organização social que ofereça aula de informática no contraturno escolar, como ocorreu recentemente em São José, na Grande Florianópolis.

A articulação de doações existe desde março de 2022. No ano passado, foram intermediadas 5.543, média de 461 por mês ou 15 por dia.

Tags

  • desenvolvimento
  • Doações
  • Equipamentos
  • fiesc
  • indústria
  • vulnerabilidade social