Em Governador Celso Ramos, a ação ocorrerá com o apoio de dezenas de voluntários e mergulhadores
A etapa do Projeto Limpeza dos Mares, novamente na Baía dos Golfinhos, em Governador Celso Ramos, neste sábado (27/5). Trata-se de um local essencial para o programa, desenvolvido pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), que fiscaliza e preza pela remoção de resíduos, conscientização ambiental e fiscalização dos resultados das dezenas de empreitadas nas águas do país. A repetição de etapas em locais já realizados é essencial para o projeto. “Principalmente para checarmos se os ensinamentos são correspondidos”, afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da entidade.
O local inicial será na Praia da Baía dos Golfinhos, a partir das 9h. O transporte náutico, gratuito, que inclui voluntários, membros da comunidade e apoiadores, sairá do trapiche de Canasvieiras, por meio de uma escuna, que zarpa pontualmente às 8h30h.
Trata-se da 10ª temporada do Limpeza dos Mares em praias, costões, rios, represas e encostas. Até agora, desde 2014, foi contabilizado o triste número de mais de 130 toneladas de resíduos, porém com seu devido e correto destino, por meio do projeto.
A meta é sempre reunir poder público, voluntários e a cadeia do setor náutico em prol da atividade náutica sustentável em Santa Catarina e também no resto do país. “Estamos preocupados com o bem-estar das nossas águas. A ideia é ressaltamos a importância deste patrimônio natural para as gerações presentes e futuras”, afirma Marcos Henrique da Silva, prefeito do município.
"É mais uma importante etapa, agora em uma praia que merece grande atenção. O que mais nos empolga é que o movimento dissemina a ideia de que pequenos gestos fazem a diferença nas comunidades, motivando outras empresas a promover ou apoiar projetos semelhantes de conscientização ambiental”, comenta Simone Cotta, gerente nacional de comunicação corporativa e ESG do Grupo Pereira, do Fort Atacadista, patrocinador do Limpeza dos Mares.
Segundo a diretora do projeto, Michele Castilho, os maiores vilões dos oceanos somos nós mesmos “O lixo marinho sempre foi uma consequência das ações humanas e, enquanto procuramos desculpas para tirarmos as nossas responsabilidades, não conseguiremos evoluir. Daí a nossa dedicação”, explica.
Esta etapa é promovida pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta Floripa, com o patrocínio mantenedor do FORT Atacadista. Também conta com o apoio institucional da Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretária da Educação, da Escola do Meio Ambiente, da Fundação do Meio Ambiente, da Polícia Militar Ambiental SC, do ICMBio, do Corpo de Bombeiro Militar de SC, do Programa Bandeira Azul e do Iate Clube Veleiros da Ilha. Também com o apoio oficial das empresas BOATLUX, Marina Atlântida, Netuno Geradores, Escunas Pirata Florianópolis - SC e VERTEX Oil Spill Supply.
Deixe seu comentário