Projeto da TopMed que reduz filas do SUS vence o prêmio InovaCidade 2023
-
Paulo Salvi, sócio-diretor e Chief Technology Officer, Valda Stange, CEO, e Cleones Hostins, Head de Área Pública (Fotos: Divulgação / LL Comunicação)
Iniciativa comprova como é possível direcionar alta tecnologia para aliar agilidade e eficácia no atendimento, além de democratizar o acesso seguro à saúde
A TopMed conquistou o prêmio InovaCidade, que reconhece ações para melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras. A cerimônia aconteceu na noite desta terça-feira (23/05), na 10ª edição do Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br), em São Paulo.
A vitória da TopMed foi motivada pelo projeto “Atenção Primária Remota”, o primeiro canal brasileiro de atendimento pré-clínico para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), implantado em 2019 pela Prefeitura de Florianópolis.
Além da capital catarinense, o projeto contempla as experiências de outros municípios do Estado. Em funcionamento desde 2021, "Saúde na Mão Lages", "Alô Saúde Rio do Sul" e "Alô Saúde Benedito Novo" contribuem para ampliar o acesso à saúde de milhares de pessoas.Entre importantes resultados obtidos, a iniciativa tem um índice de 88% de resolutividade nos atendimentos recebidos.
“O reconhecimento dessa premiação é de uma relevância imensa, pois reforça a todos os envolvidos (usuários, municípios e empresa) que estamos no caminho certo e que nossa tecnologia, soluções e entregas para o SUS são efetivas, geram resultados práticos e transformadores”, salienta Cleones Hostins, Head de Área Pública da TopMed.
“Essa distinção referencia o pioneirismo e trabalho que a TopMed realiza ao desenvolver tecnologia de ponta para democratizar o acesso à saúde de qualidade. Sempre visionária ao investir e se desenvolver neste segmento, a empresa tornou-se autoridade em conectar tecnologia e saúde, impactando a vida das pessoas de forma significativa e promovendo um maior bem-estar social”, complementa Valda Stange, CEO da TopMed.
A proposta consolidada da iniciativa visa permitir que o usuário esteja no centro do cuidado da sua saúde e possa realizar seu autocuidado de qualquer lugar, sem depender de um local físico, com limitação de funcionamento e horário. Além da saúde, os impactos são visíveis no deslocamento, trânsito, conforto, qualidade de vida, desempenho econômico e satisfação dos municípios.
“O prêmio InovaCidade reforça a referência da TopMed em telessaúde e telemedicina no Brasil, celebra as ações inovadoras desenvolvidas pela empresa, voltadas para a qualidade no atendimento público, incluindo a alta tecnologia voltada ao SUS. Tudo isso para democratizar, oferecendo acesso universal e equidade”, conclui Cleones.
Números do projeto Atenção Primária Remota da TopMed (2019-2023):
18 segundos é o tempo médio de espera para atendimento;
1,2 milhões de usuários SUS atendidos;
88% dos atendimentos são solucionados pela teletriagem;
12% apenas do total de atendimentos foram encaminhados para algum serviço presencial.
Deixe seu comentário