A promoção é da regional Santa Catarina da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura

De 15 a 23 de junho, Florianópolis será palco da primeira edição do Festival de Arquitetura, um evento múltiplo e plural que integrará diversas atrações abertas ao público com o tema “Cidade como palco da vida”. Será realizada uma série de ações e eventos, como exposições de projetos, mostras fotográficas, palestras técnicas, workshops, tours culturais, visitas guiadas, cinema na rua e intervenções urbanas.


A promoção é da regional Santa Catarina da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-SC), motivada pela realização da Convenção Nacional AsBEA 2024, que acontecerá em Florianópolis no mesmo período e deverá receber centenas de arquitetos de todo o país.  “Com o Festival de Arquitetura, pretendemos celebrar a criatividade e a inovação e também fortalecer a compreensão da sociedade sobre o papel fundamental do arquiteto e urbanista na criação de espaços habitáveis e na promoção da vida urbana”, explica o arquiteto Ronaldo Martins, presidente da AsBEA-SC.

Diversos escritórios de arquitetura associados AsBEA-SC estarão de “portas abertas” para receber grupos de estudantes de arquitetura. Neste “Escritório Aberto”, os profissionais vão apresentar a dinâmica no escritório de arquitetura, a estrutura, a equipe, projetos em andamento – uma valiosa experiência para os futuros colegas de profissão.

Programação diversificada 

No Festival de Arquitetura, as ações e eventos são iniciativas de instituições, empresas e agentes culturais que se somam para formar uma agenda diversificada e atrativa aos mais diversos públicos. O foco está em arquitetura, arte, cultura, educação e turismo e estímulo à vida urbana. “Quanto mais dinâmica e diversa for a vida urbana, mais atrativa e segura será a cidade, promovendo maior integração e convivência entre as pessoas e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida da população”, enfatiza o arquiteto Luiz Eduardo (Dado) de Andrade, conselheiro da AsBEA-SC e coordenador do Festival de Arquitetura.


Patrocínio - O Festival de Arquitetura de Florianópolis, promovido pela AsBEA-SC , conta com o patrocínio da Balaroti e da Tapeçaria Italiana e com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, FloripAmanhã, Sinduscon Grande Florianópolis, IAB/SC e CAU-SC.

Programação

abertura oficial do Festival será realizada no dia 15, no Largo da Alfândega, com um evento cultural a partir das 11h. Estão previstos shows de Julia Maria e Elô Gonzaga, exposição de fotos das obras de Restauração das Fortalezas de Santo Antônio de Ratones, Fortaleza de São José da Ponta Grossa e Forte Santana do Estreito, bens tombados pelo IPHAN, intervenções interativas e apresentações artísticas. Antes disso, às 9h30, acontecerá um evento cultural interativo na região do Centro Leste com o tema “Muitas cidades conformam uma cidade. Qual delas você habita?”. Na sequência, às 15h, será realizado o Street Art Tour, um roteiro guiado por Rodrigo Stüpp, o Guia Manezinho, pelo Centro de Florianópolis.

No dia 16, às 16h30, acontecerá o “Floripa vista do mar”, passeio de barco guiado pelos arquitetos e urbanistas Henrique Pimont e Marcos Martins, com saída do Trapiche da Beira-mar Norte, sobre o desenvolvimento da cidade a partir da sua relação com o mar. Uma exposição de arte para arquitetos na galeria Acervo Único, em Coqueiros, também prevista para este domingo.

No dia 17, depois de diversas outras atividades, o dia fecha de forma especial: às 19h, a fachada lateral do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) receberá uma edição do Cinema na Rua, com o tema da arquitetura como pano de fundo para a arte. Será realizada projeção dos curtas ‘Caminhando com Antonieta de Barros’ e ‘Cisne Negro – Uma homenagem ao Poeta Cruz e Sousa’.

Na terça-feira, 18, às 09h, está programado o talk ‘Casa & Design Conecta’, com o jornalista e editor chefe da Revista PROJETO, Fernando Mungioli.  Das 9h30h às 12h acontecerá o ‘ARQUI + tecitura do ponto diferencial’, uma oficina de bordado livre com um bate-papo sobre arquitetura, arte e a importância do ofício do ser humano em meio à natureza. O bate-papo será conduzido pelo arquiteto e artista Paulo Cezar Gobbi e a oficina será ministrada pela designer, artesã e bordadeira Priscila Mendes Gobbi.

Na quarta-feira, 19, acontece o encontro ‘Arte contemporânea nos projetos arquitetônicos’, que vai explorar a importância de aproximar a arte e a arquitetura através da tecnologia com o objetivo de integrar a arte desde o início do projeto, no Estúdio Roberta Tassinari. Na quinta-feira, 20, às 19h  acontecerá ‘É Sobre Viver – Quantos debates são possíveis a partir desta dobradinha de palavras?”, na Galeria Lama,  evento cultural interativo, experimental com bate-papo da arquiteta Emanuella Wojcikiewicz, que apresentará fala sobre o projeto da galeria e bar, de sua autoria. Nesta mesma região, o Centro Leste, acontecerá o tour de bares, conduzido pelo Guia Manezinho.

No dia 21, sexta-feira, acontecerá o evento ‘Diálogos Necessários sobre o Patrimônio Arquitetônico Moderno Catarinense’, das 14h às 18h, realizado pelo Docomomo Santa Catarina em parceria com a Unisul, no campus centro da instituição. O debate será seguido por tour arquitetônico pelo prédio, projetado pela Liz Monteiro em 1982 e exposição de trabalhos. No mesmo dia serão realizadas duas oficinas artísticas, uma voltada para  escrita criativa e outra focada no incentivo à pintura e expressão artística.

No sábado, 22,  o destaque é o evento ‘Arquitetura e Urbanismo: Um prêmio para Santa Catarina’, realizado pelo CAU-SC na sede da entidade, que terá início às 9h30, com uma série de atividades. A programação da ação será composta de uma oficina Itinerante pela região central de Florianópolis com o arquiteto mexicano Miguel Montor sobre o  tema ‘Desenho em ‘Croqui” e uma oficina de Gestão, Criatividade e Inovação com Maka Werner, roda de conversa com professores e alunos vencedores do “Prêmio CAU”, exposição dos trabalhos acadêmicos premiados pelo prêmio CAU/SC nos últimos 5 anos além de exposição de fotografias produzidas por arquitetos e urbanistas da região. Neste mesmo dia, haverá um tour pela Ponte Hercílio Luz e Armazém Rita Maria e uma caminhada guiada pelo Parque Linear Córrego Grande. Na programação também estão previstos roteiros para analisar as paisagens arqueológicas, que vai acontecer nos bairros Lagoa da Conceição, Praia Mole e Galheta e Ingleses e Santinho, com guias especialistas em arqueologia, cultura e natureza.

O encerramento do Festival de Arquitetura de Florianópolis será realizado no dia 23, domingo, às 16h com um piquenique coletivo, muita música e apresentações artísticas no Trapiche da Beiramar Norte.  As atividades do Festival de Arquitetura requerem inscrições prévias. A programação completa está disponível no site da AsBEA-SC e nas redes sociais @festivaldearquitetura.


(AsBEA/SC, 08/06/2024)

mm

Monitoramento de Mídia

A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.Artigos Relacionados13/06/2024

FloripAmanhã participa de evento gastronômico na China

Leia mais

13/06/2024

MPSC exige providências sobre imóvel abandonado em área nobre de Florianópolis

Leia mais

13/06/2024

FRBL aprova destinação de mais de R$ 14 milhões para projetos em saúde e cultura

Leia mais

13/06/2024

Número de catarinenses que destinam IR a projetos sociais sobe 25%

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *

Nome *

E-mail *

Site

Assine nossa NewsletterÚltimas NotíciasCategoriasPalavras-chave

Acif

 

artigo

 

Beira-mar Norte

 

Casan

 

Comcap

 

coronavírus

 

Cultura

 

Câmara de Vereadores

 

Desenvolvimento

 

Educação

 

esgoto

 

evento

 

Eventos

 

Fatma

 

Floram

 

Florianópolis

 

FloripAmanhã na mídia

 

Grande Florianópolis

 

infraestrutura

 

Institucional

 

Ipuf

 

Lagoa da Conceição

 

lixo

 

Meio Ambiente

 

Mercado Público

 

mobilidade urbana

 

MPSC

 

Norte da Ilha

 

obras

 

Planejamento

 

Plano Diretor

 

Ponte Hercílio Luz

 

Prefeitura Florianópolis

 

revitalização

 

Saneamento

 

Segurança

 

sustentabilidade

 

Tecnologia

 

transporte

 

transporte coletivo

 

trânsito

 

Turismo

 

UFSC

 

urbanização

 

á

Categorias  Selecionar categoria  Artigos  Clipping  Conhecimento  Cultura  Desenvolvimento  Destaques  Economia  Educação  Emprego  Esporte  Eventos  Gastronomia  Institucional  Meio Ambiente  Náutica  Newsletter  Parceiros  Planejamento  Plano Diretor  Política  Publicações  Saneamento  Saúde  Segurança  Social  Tecnologia  Turismo  Vídeo 






No sábado, 22,  o destaque é o evento ‘Arquitetura e Urbanismo: Um prêmio para Santa Catarina’, realizado pelo CAU-SC na sede da entidade, que terá início às 9h30, com uma série de atividades. A programação da ação será composta de uma oficina Itinerante pela região central de Florianópolis com o arquiteto mexicano Miguel Montor sobre o  tema ‘Desenho em ‘Croqui” e uma oficina de Gestão, Criatividade e Inovação com Maka Werner, roda de conversa com professores e alunos vencedores do “Prêmio CAU”, exposição dos trabalhos acadêmicos premiados pelo prêmio CAU/SC nos últimos 5 anos além de exposição de fotografias produzidas por arquitetos e urbanistas da região. Neste mesmo dia, haverá um tour pela Ponte Hercílio Luz e Armazém Rita Maria e uma caminhada guiada pelo Parque Linear Córrego Grande. Na programação também estão previstos roteiros para analisar as paisagens arqueológicas, que vai acontecer nos bairros Lagoa da Conceição, Praia Mole e Galheta e Ingleses e Santinho, com guias especialistas em arqueologia, cultura e natureza.

O encerramento do Festival de Arquitetura de Florianópolis será realizado no dia 23, domingo, às 16h com um piquenique coletivo, muita música e apresentações artísticas no Trapiche da Beiramar Norte.  As atividades do Festival de Arquitetura requerem inscrições prévias. A programação completa está disponível no site da AsBEA-SC e nas redes sociais @festivaldearquitetura.