A 22ª Semana da Indústria Calçadista Catarinense (SEINCC), promovida pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), foi um grande sucesso, com destaque para o novo formato de dois dias de feira, ao invés dos tradicionais três. O evento ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro, no Centro de Eventos de São João Batista, e reuniu mais de 100 expositores e mais de 300 fabricantes de calçados de todo o Brasil.
O presidente do Sincasjb, Almir Manoel Atanazio dos Santos, enfatizou a importância dessa mudança assertiva. "A SEINCC começou em 2001, com a ideia de alguns fabricantes de máquinas do Brasil expondo para fabricantes de calçados da cidade e foi despertando a ideia de agregar componentes. Hoje, estamos na 22ª edição, mas com um formato inovador de dois dias, otimizando o tempo dos clientes que vieram para a feira."
São João Batista, conhecida como polo lançador de moda em calçados femininos e referência em fornecimento de matéria-prima, se destaca, hoje, como um polo autossuficiente. Durante os dois dias de feira, mais de mil pessoas movimentaram a cidade, incluindo fabricantes, representantes comerciais e prestadores de serviços.
O presidente Almir Manoel Atanazio dos Santos ressaltou a inovação na programação da SEINCC deste ano e como ela trouxe resultados positivos. "A feira superou as expectativas. Tínhamos uma expectativa boa, pois fizemos uma feira maior, com mais de 100 expositores, e trouxemos bastante clientes, fabricantes de calçados de todo o Brasil. Neste ano, inovamos e apostamos em um novo modelo para a feira, com dois dias de duração".
A SEINCC 2023 contou com a presença de expositores de tecnologia e fabricantes de calçados de todo o Brasil, que negociaram máquinas, equipamentos e matéria-prima. Além disso, a feira registrou um aumento significativo na venda de máquinas em comparação com edições anteriores, demonstrando o investimento dos empresários em tecnologia.
O secretário da Indústria, Comércio e Serviço de Santa Catarina, Silvio Dreveck, elogiou o impacto econômico da SEINCC e o espírito empreendedor do estado. "É mais um grande evento no setor calçadista, que representa muito para Santa Catarina, representa riqueza, geração de empregos e fomenta a economia catarinense. Um evento marcante para a região e o estado".
Dreveck enfatizou o apoio do Governo do Estado às feiras do patamar da SEINCC e expressou otimismo em relação ao futuro de Santa Catarina: "Acredito que Santa Catarina vai crescer mais em 2024 do que outros estados".

Público se fez presente ao eventoZHF Mídia Digital