-
O evento reunirá empresários, profissionais e instituições no Pollen Parque para discutir desafios e oportunidades de atuação no mercado internacional. (Fotos: Divulgação)
Evento da ACIC vai discutir comércio exterior, internacionalização e conexões com o mercado global
O Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) promove, no dia 8 de outubro, a 12ª edição do Encontro Regional de Comércio Exterior (ERCOEX). O evento será realizado no Pollen Parque e deve reunir empresários, profissionais e instituições interessados em ampliar a presença no mercado internacional.
Com o tema “Onde conexões se transformam em negócios globais”, o encontro foi pensado para mostrar como o comércio exterior pode entrar de forma estratégica no planejamento das empresas. A expectativa da organização é receber 120 participantes ao longo da programação.
O evento começa às 13h, com credenciamento, e segue a partir das 13h30 com quatro painéis. Os debates vão abordar o novo cenário do comércio mundial, a reforma tributária, o gerenciamento de riscos na importação, os caminhos práticos para a internacionalização e a importância da presença digital na abertura de mercados.
Segundo a organização, o objetivo é reunir diferentes perspectivas sobre os desafios e as oportunidades de atuação internacional. A proposta é ajudar empresas da região a entender melhor como acessar compradores estrangeiros, ampliar a rede de fornecedores e aproveitar novas tecnologias e insumos disponíveis no exterior.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços mostram que, em agosto de 2026, o Brasil exportou US$ 33,2 bilhões e importou US$ 25,8 bilhões. O cenário reforça a relevância do tema para empresas que buscam competitividade e expansão fora do país.
Para transformar essas oportunidades em resultados concretos, o encontro pretende destacar pontos essenciais como tributação, logística e riscos operacionais. Esses fatores, segundo a programação, são decisivos para que a atuação no comércio exterior seja sustentável e bem planejada.
Além dos painéis, o ERCOEX também reservará momentos de networking entre empresários, gestores, exportadores, importadores, profissionais da área, estudantes e representantes de instituições. A troca de experiências é um dos atrativos do encontro e deve fortalecer conexões entre quem já atua ou deseja ingressar no setor.
À noite, a palestra magna “Portugal e Romênia: portas estratégicas para os negócios brasileiros na União Europeia” encerrará os debates. A atividade vai ampliar o olhar sobre oportunidades no mercado europeu e complementar a programação voltada à internacionalização das empresas da região.
Tags
- ACIC
- chapecó
- comércio exterior
- ERCOEX
- exportação
- Importação
- internacionalização
- Networking
- Pollen Parque
- União Europeia