-
O circuito teve início em 19 de agosto, em Mafra, e passou por dez regiões catarinenses, promovendo encontros entre lideranças empresariais, Associações Empresariais e candidatos. (Fotos: Divulgação)
Encontro do Voz Única 2026 reuniu lideranças e colocou em debate demandas estratégicas da região
São Miguel do Oeste recebeu, na noite de quinta-feira (3), uma das etapas do Roadshow Voz Única 2026, iniciativa do Sistema FACISC que percorre Santa Catarina para apresentar aos candidatos as prioridades definidas pelo setor produtivo. O circuito começou em Mafra, em 19 de agosto, passou por dez regiões catarinenses e segue agora para Rio do Sul, Caçador e Brusque, encerrando o ciclo em Florianópolis no dia 17 de setembro.
Na cidade, o encontro foi realizado na Câmara de Vereadores e reuniu aproximadamente 240 participantes, entre comunidade, lideranças empresariais, representantes das Associações Empresariais e candidatos a deputado estadual e federal. A proposta foi levar diretamente aos postulantes os principais pleitos construídos ao longo do processo de mobilização do setor produtivo.
No Extremo Oeste, foram definidos seis pleitos prioritários. Entre eles estão a implantação de um corredor ferroviário ligando o Oeste Catarinense aos portos e ao Centro-Oeste do país, a criação de políticas públicas para a cadeia produtiva de proteína animal e a execução do projeto da ponte interestadual sobre o Rio Uruguai, entre Itapiranga e Barra do Guarita, com a federalização do trecho entre Itapiranga e São Miguel do Oeste.
Também fazem parte da lista a revitalização e ampliação da BR-163, no trecho entre Guaraciaba e São Miguel do Oeste, a execução integral das três fases de ampliação estrutural do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, com aumento de leitos de UTI adulto e neonatal, e a revitalização e duplicação da BR-282, entre São Miguel do Oeste e Irani. As demandas refletem gargalos estratégicos da região em áreas como mobilidade, saúde, logística e competitividade econômica.
O Voz Única 2026 reúne 1.217 demandas construídas por Associações Empresariais e empresários das mais de 51 mil empresas representadas pela FACISC. Nesta edição, mais de 29 mil votos ajudaram a definir 72 pleitos prioritários distribuídos entre as 12 vice-presidências regionais.
A ACISMO participa ativamente desse processo, reforçando o papel da entidade na representação dos empresários e na defesa de pautas que ultrapassam interesses individuais. Segundo o presidente da ACISMO, Antônio Daltoé, o encontro foi importante para reunir candidatos e lideranças locais, apresentar as seis pautas regionais e cobrar comprometimento com o desenvolvimento econômico e sustentável do Extremo Oeste.
Com o encerramento do circuito em Florianópolis, a FACISC conclui esta etapa de apresentação do Voz Única aos candidatos ao Governo do Estado e ao Senado. A mobilização busca garantir que as demandas construídas pelo setor produtivo estejam presentes no debate eleitoral e na agenda dos próximos anos em Santa Catarina.
Tags
- ACISMO
- desenvolvimento regional
- Extremo Oeste
- Facisc
- Infraestrutura
- Logística
- rodovias
- São Miguel do Oeste
- saúde
- Voz Única 2026