Entidade organiza encontros com governo, investidores, delegações internacionais e grandes empresas para ampliar negócios em Florianópolis

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) prepara uma programação paralela ao Startup Summit 2026, que será realizado de 26 a 28 de agosto, em Florianópolis. A entidade promove três iniciativas voltadas à conexão entre empresas de tecnologia, potenciais clientes, investidores e parceiros: Gov Experience, Tech Tour e LinkLab Open Day.

As agendas têm públicos distintos. O Gov Experience é direcionado ao setor público; o Tech Tour receberá delegações internacionais; e o LinkLab Open Day aproxima startups de grandes empresas e instituições.

A estratégia é aproveitar a realização de um dos principais eventos de tecnologia e inovação da América Latina para ampliar as oportunidades de negócios e conexões para empresas do ecossistema catarinense.

“O Startup Summit é uma plataforma de geração de negócios com múltiplas portas de entrada”, afirma Diego Ramos, presidente da ACATE. Segundo ele, as agendas foram estruturadas para aproximar diferentes perfis de tomadores de decisão, desde gestores públicos interessados em soluções de inteligência artificial até investidores internacionais e executivos de grandes empresas em busca de tecnologias para desafios específicos.

Na segunda-feira (25), véspera do Startup Summit, a segunda edição do Gov Experience reunirá servidores públicos de mais de 40 instituições de diferentes regiões do país.

Realizado no Centro de Inovação ACATE Primavera, o encontro terá uma agenda dedicada à inteligência artificial aplicada à gestão pública e às compras públicas de inovação.

Pela manhã, haverá rodadas de conexão entre órgãos públicos e startups. À tarde, a programação contará com palestras e painéis com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério Público de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, Tribunal de Contas de Santa Catarina e Ministério das Relações Exteriores.

Entre os assuntos previstos estão o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, prevenção de fraudes em compras públicas com uso de IA, aplicações da tecnologia em órgãos policiais e no sistema de Justiça, o papel dos tribunais de contas no estímulo à inovação e o Marco Legal das Startups.

No dia 26, os participantes também terão acesso ao LinkLab Open Day do Startup Summit, com encontros presenciais com empresas de tecnologia. O Gov Experience conta com apoio da Fapesc e da Inova Gov/SC – Rede de Inovação no Setor Público de Santa Catarina.

Tech Tour aproxima Florianópolis de delegações internacionais

Também no dia 25, ACATE e Sebrae promovem o Tech Tour, que reunirá líderes internacionais, investidores, representantes de hubs de inovação e gestores de ecossistemas de aproximadamente 30 países.

A programação inclui visitas a empresas de tecnologia, incubadoras e hubs de inovação, além de reuniões com fundadores, investidores e lideranças do ecossistema de Florianópolis. Um encontro de networking encerra as atividades do dia.

O objetivo é aproximar empresas e instituições catarinenses de potenciais parceiros internacionais e apresentar o ecossistema de tecnologia da capital catarinense a delegações interessadas em oportunidades de negócios na América Latina.

O Tech Tour teve início em 2023, com uma missão canadense, e chega à edição de 2026 com representantes de diferentes continentes. Entre os dias 26 e 28 de agosto, durante o Startup Summit, ocorre a quarta edição do LinkLab Open Day dentro do evento.

A iniciativa promove encontros entre startups selecionadas pelo Prêmio Sebrae Startups e empresas participantes da modalidade PRO das Verticais da ACATE com grandes empresas e instituições públicas.

Entre as cerca de 90 organizações participantes estão Bistek, Cesbe, Diklatex, Grupo Panvel, iFood, SoftExpert, Stefanini, Unifique, Casan, Justiça Federal de Santa Catarina, CREA/SC, GOVSC, TJSC, MPAC e SECTI/ES.

A programação é voltada a encontros entre empresas que apresentam desafios específicos e startups com soluções tecnológicas relacionadas a essas demandas.

O LinkLab, laboratório de inovação aberta da ACATE, acumula nove anos de atuação. Nesse período, segundo a entidade, já atendeu cerca de 65 empresas, registrou mais de 600 desafios solucionados e mantém uma base com mais de 10 mil startups cadastradas.

A participação no Open Day é restrita a convidados das empresas participantes.

Além das agendas voltadas ao setor público, às delegações internacionais e às grandes empresas, a ACATE promove dois encontros destinados ao relacionamento entre lideranças e empreendedoras do ecossistema de tecnologia: o C-Level Meeting e o Pitch & Brunch.

Na manhã de quinta-feira (27), o C-Level Meeting reunirá tomadores de decisão do setor de tecnologia, executivos de grandes empresas e autoridades públicas para uma agenda de networking.

Os participantes também terão acesso ao lançamento do Observatório ACATE 2026, estudo que reúne dados atualizados sobre o setor de tecnologia de Santa Catarina.

Na quarta-feira (26), o grupo temático Mulheres ACATE promove mais uma edição do Pitch & Brunch, das 8h30 às 12h, no Centro de Inovação ACATE Downtown.

Com o tema “Mulheres que constroem o futuro: Capital, inovação e liderança em escala”, o encontro reunirá empreendedoras do setor de tecnologia para uma programação de conteúdo, networking e troca de experiências.

A agenda terá palestra de Claudia Rosa, CEO da Rede Invest, sobre o cenário do empreendedorismo feminino no Brasil e no mercado internacional.

Também está previsto um painel com Ana Roberta Amarante, do Bistek Supermercados, e Thayna Gonçalves, da Zoho, com mediação de Alice Leão Luz, da Softplan. A conversa abordará inovação e liderança feminina e seus impactos na transformação de diferentes setores da economia.

As inscrições para o Pitch & Brunch estão disponíveis pela organização do evento.

Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • Acate
  • evento
  • Florianópolis
  • Gov Experience
  • IA
  • Inovação
  • inteligência artificial
  • LinkLab Open Day
  • startup
  • Startup Summit 2026
  • startups
  • Summit
  • Tech Tour
  • tecnologia