-
Programação será realizada de 10 a 13 de agosto, com sessões gratuitas no CIC, acesso online às produções e cerimônia de premiação em 29 de agosto (Fotos: Divulgação Planetadoc)
Mostra reúne obras da 10ª edição do festival e amplia o acesso por meio de sessões presenciais e circuito online
A Mostra Vencedores Planeta.doc será realizada de 10 a 13 de agosto, na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A entrada é gratuita e as sessões acontecem às 9h, 15h e 19h, reunindo produções premiadas da 10ª edição do festival.
Integrante da 10ª edição do Planetadoc Festival, a mostra foi pensada para escolas, universidades, instituições, coletivos e também para o público em geral. A seleção inclui documentários e animações sobre cultura, ciência, direitos humanos, povos originários, biodiversidade, mudanças climáticas, sustentabilidade, memória, saúde pública e inovação.
As exibições foram organizadas para diferentes faixas etárias, da Educação Infantil ao público adulto. Ao longo dos quatro dias, mais de 500 alunos devem participar da programação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e a Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina.
Além das sessões presenciais, o festival mantém aberto o Circuito Nacional de Exibição, com os filmes vencedores disponíveis nas plataformas planetdoc.org e planetanaescola.com. A proposta amplia o acesso para educadores, estudantes, cineclubes e instituições de todo o país, estimulando o uso das obras em atividades pedagógicas e ações de mobilização social.
Com mais de 300 produções audiovisuais, a programação reúne filmes da décima edição e obras premiadas em outras etapas do festival. A iniciativa também permite que espaços culturais e educacionais organizem suas próprias mostras a partir do material disponibilizado.
A programação do Planetadoc será concluída em 29 de agosto, às 19h, com a cerimônia de premiação do festival, na Sala Multimídia do CIC, aberta ao público. O evento conta com apoio do MIS (Museu de Imagem e do Som) e integra as ações da 10ª edição do festival.
A proposta foi selecionada pelo Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, com execução por meio de recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, via Fundação Catarinense de Cultura. O festival também recebe apoio de instituições, universidades, órgãos públicos e organizações culturais parceiras.
-
Serão exibidos documentários e animações sobre cultura oceânica, conservação ambiental, territórios tradicionais, justiça social, cidades, ciência e criatividade. (Divulgação Planetadoc)
-
Além das sessões presenciais, também está aberto o Circuito Nacional de Exibição. (Divulgação Planetadoc)
-
O acesso para educadores, estudantes, cineclubes e instituições de todo o país é estimulando o uso das obras em atividades pedagógicas e ações de mobilização social, já que podem organizar mostras em seus espaços (Divulgação Planetadoc)
-
Nos quatro dias mais de 500 alunos participarão da mostra, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e Secretaria de estado de Educação de Santa Catarina. (Divulgação Planetadoc)
-
A programação foi organizada para diferentes faixas etárias, da Educação Infantil ao público adulto. (Divulgação Planetadoc)
Tags
- CIC
- cinema socioambiental
- documentários
- Educação
- Festival de Cinema
- Filmes
- Florianópolis
- Lei Paulo Gustavo
- mostra gratuita
- Planetadoc
- programação
- Sustentabilidade