Nova legislação obriga a presença de guia de turismo em passeios, excursões, traslados e roteiros no Estado, e nova entidade quer fortalecer a atuação profissional e combater prática irregular de guiamento

 

Santa Catarina acaba de ganhar uma entidade inédita de turismo, a Associação de Guias de Turismo (AGT-SC). A entidade foi fundada por um grupo de 21 guias de turismo profissionais de todas as regiões do Estado e elegeu para presidente Mário Costa Júnior, de Florianópolis, que está finalizando este mês o seu mandato à frente do Destino Floripa & Região. Seus diretores e conselheiros são profissionais de Blumenau, Balneário Camboriú, Urubici, Joinville, Itapiranga e Jacinto Machado.

Mário foi o primeiro guia de turismo a presidir um convention no Brasil e destaca que a nova associação foi criada para representar, fortalecer e valorizar os profissionais que são responsáveis por conduzir, interpretar e assegurar uma boa experiência aos visitantes. Sem fins lucrativos, a entidade também irá atuar pela prática legal da profissão e promover qualificação técnica contínua dos guias. “É mais um passo na direção de um turismo cada vez mais qualificado”, reforça.

A importância da AGT-SC é ainda maior com a vigência da lei estadual 19.382/2025, publicada em julho deste ano, que torna obrigatória a presença de guia de turismo em excursões, passeios turísticos, traslados e roteiros no Estado. A nova legislação também estabelece que somente o Guia de Turismo Regional de Santa Catarina pode fazer o acompanhamento de turistas em passeios e visitas dentro do território estadual, mesmo que os visitantes tenham guia nacional – nesse caso, o profissional nacional pode dar assistência em procedimentos de bordo e acomodação em hospedagens, mas o acompanhamento em passeios é competência do profissional regional.

“A presença de guias regionais traz mais segurança ao turista, valoriza o conhecimento técnico sobre cultura, história, gastronomia e natureza, aumenta a proteção ao patrimônio histórico e natural e combate a prestação irregular de serviços de guiamento, profissionalizando e qualificando ainda mais o turismo”, considera o presidente da AGT-SC.

*Representatividade*
A nova entidade foi fundada por guias de turismo do Vale Europeu (Blumenau), Norte (Joinville), Serra (Urubici), Costa Esmeralda (Balneário Camboriú), Litoral Norte (São Francisco do Sul), Oeste (Itapiranga), Sul (Jacinto Machado) e da Grande Florianópolis, e a diretoria eleita tem profissionais de todo o Estado. “Esta primeira diretoria traduz o espírito da associação: plural, representativa e profundamente comprometida com um projeto de futuro para todos os Guias de Turismo de Santa Catarina. Nossa associação nasce unida, consciente do seu papel e pronta para contribuir de forma ativa no desenvolvimento do turismo catarinense”, considera Mário.

*O presidente eleito*
Guia de Turismo há 10 anos e com forte atuação associativista, Mário Costa Júnior foi fundador do Núcleo de Guias de Turismo de Florianópolis, onde iniciou movimentos de articulação e fortalecimento da categoria. Em 2024 foi eleito para presidir o Destino Floripa & Região. Sua gestão na entidade abriu novos mercados de turismo no exterior, como o Chile e Peru. Somente no último ano, o convention esteve em 21 destinos nacionais e internacionais, capacitando milhares de profissionais de turismo para oferecer Florianópolis e região como destino.

 

Diretoria Executiva:
Presidente: Mário Costa Júnior – Florianópolis
Vice-Presidente: Cláudia Roberta Schimendes Tiscoski – Florianópolis
Secretária-Geral: Jaci Conink – Blumenau
Tesoureira: Márcia Graciela Gartner Aurich – Florianópolis

Conselho Fiscal:
Efetivos: Maria Ivone Batista (Balneário Camboriú), Sergio José de Lima (Urubici) e Waldraudt Wilke (Joinville)
Suplentes: Edevaldo Antônio Kraemer (Itapiranga) e Dilton Pacheco (Jacinto Machado)

 

Siga-nos no Google notícias

Google News

Tags

  • Guia
  • Guias
  • turismo
  • turista