O encontro reuniu representantes do Sebrae/SC, Rio Grande do Sul e Paraná, além de entidades cooperativas e de crédito parceiras

Mais de 61 mil participantes, ao longo de 27 anos de atuação, e um ciclo que segue se renovando com resultados e novos desafios. Esses foram alguns dos destaques da reunião de avaliação do Programa Encadeamento Produtivo Aurora Coop e Sebrae em 2025, realizado na última semana, na sede do Ser Aurora Coop, em Chapecó. O encontro reuniu representantes do Sebrae/SC, Rio Grande do Sul e Paraná, além de entidades cooperativas e de crédito parceiras. O foco foi avaliar entregas, alinhar indicadores e projetar os próximos passos da cooperação.

AURORA COOP CELEBRA RESULTADOS

Para o gerente de Desenvolvimento Rural Cooperativo da Aurora Coop, Marcos Lopes, o encontro foi um marco de celebração por reunir os parceiros do Programa. “Nesses 27 anos de programa já são quase 62 mil pessoas atendidas e mais de 37 mil famílias contempladas com treinamentos de qualidade”, afirmou. Ele também destacou que as soluções do Sebrae são aplicadas, com participação expressiva dos associados das cooperativas filiadas nos quatro estados.

No recorte de Santa Catarina, Lopes apontou os treinamentos de eficiência energética, voltados tanto à prevenção de acidentes quanto à economia de energia, além da participação crescente de jovens e mulheres, considerada relevante no contexto de sucessão familiar. Outro ponto de destaque é o engajamento como centro do ciclo, o crescimento e desenvolvimento do produtor.

No período de 1998 a 2025 o programa somou mais de 61 mil participantes em ações do Sebrae como De Olho na Qualidade, QT/Qualidade Total, Times de Excelência, Sustentabilidade aplicada em empresas rurais, Resgate do De Olho, capacitação e diagnóstico de eficiência energética.

MELHORAMENTO GENÉTICO

O gerente de captação de leite da Aurora Coop, Selvino Giesel, apresentou dados de melhoramento genético, destacou a parceria com o Sebrae/SC para alavancar resultados. Na apresentação, o Modelo Genético Aurora Coop foi reforçado com objetivos e resultados voltados à constituição genética de características de interesse econômico, com melhorias em sólidos do leite (proteína e gordura), diminuição das taxas de doenças genéticas, correções associadas ao sistema mamário e características de estrutura, além do aumento de índices de saúde e bem-estar animal.

SUÍNOS E PROPRIEDADES SUSTENTÁVEIS

No bloco da suinocultura, foi apresentado que a genômica já é uma realidade na Aurora Coop, em um projeto iniciado em 2020 com parceria do Sebrae. A metodologia envolve a coleta de material genético, permitindo a leitura e a seleção de fêmeas com melhor qualidade. Entre os avanços citados, estão os indicadores de desempenho que apontam crescimento de produtividade na Aurora Coop em comparação ao cenário nacional.

Foram apresentados os resultados do Programa Propriedade Rural Sustentável Aurora Coop, com destaque para o apoio do Sebrae/SC preparando as empresas para certificação.

Outro eixo apresentado foi a eficiência energética, com foco na avaliação das condições das instalações elétricas em empresas rurais e na conscientização sobre riscos para produtores, animais e estruturas físicas.

SEBRAE NACIONAL PROJETA CONTINUIDADE DA PARCERIA

A coordenadora de agronegócios do Sebrae nacional, Claudia Stehling, reforçou que a parceria com a Aurora Coop é histórica, mas se renova a cada etapa. Ela citou que, no último ciclo, foi incorporada à cadeia de grãos em Santa Catarina e apontou o engajamento crescente no campo como motivo de celebração. Claudia também destacou a abrangência do projeto nos quatro estados e informou que este novo ciclo deve encerrar com atendimento a quase 4 mil produtores, com expectativa de estender a parceria para um novo ciclo a partir de abril de 2026, por mais dois anos. Para ela, a continuidade amplia benefícios como aumento de produtividade, aumento de qualidade e profissionalismo na gestão dos negócios rurais.

Coordenadora do programa Conexões Corporativas do Sebrae/SC, Josiane Minuzzi, explicou que a agenda foi pensada para aproveitar a presença dos consultores reunidos e ampliar a troca entre as regiões. “A nossa expectativa é ter consultores dos quatro estados para trazer as percepções de cada região também”, afirmou.

Josiane também detalhou como os projetos são construídos em conjunto com a grande empresa, a partir de demandas e objetivos pactuados, que se transformam em indicadores. Segundo ela, o trabalho de revisão começou há cerca de dois meses, com conversas com os setores de leite, aves e suínos, para mapear desafios e identificar o que deveria ser incorporado à parceria. “Na sequência, ocorreram agendas com um grupo de consultores, avaliando se as metodologias existentes conseguiriam atender os desafios. Este último encontro marcou o momento de ampliar essa construção com um grupo maior, para delimitar quais soluções e indicadores serão monitorados no próximo ciclo”, explicou.

COOPERATIVISMO E ENGAJAMENTO

O diretor vice-presidente de agronegócios da Aurora Coop, Marcos Antonio Zordan, também deixou uma mensagem ressaltando a importância do cooperativismo no relacionamento com as filiadas e famílias do campo. Para ele, é um trabalho que gera relação de confiança: “Não existe cooperação sem confiança”, destacou.

Para finalizar, o evento contou com a palestra União que gera valor – engajamento e cooperativismo no campo, com o professor, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em agronomia, Dieisson Pivoto. A apresentação conectou o tema ao planejamento estratégico da Aurora Coop, enfatizou pontos como fortalecer e comunicar o cooperativismo, e provocou reflexões sobre desempenho em grupo, a partir de propósitos comuns e metas claras, governanças democráticas e papéis definidos e a influência do modo de interagir nos resultados.

PROGRAMA

O Programa Encadeamento Produtivo Aurora Coop e Sebrae é uma iniciativa do Sebrae com o apoio de vários parceiros. Em Santa Catarina com a Aurora Coop, Senar, Sescoop, Sicoob, Cooperalfa, Cooper Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Copercampos e Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, Sicredi, Cooperalfa, Cooper A1, Copercampos, Auriverde e Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cocari, Frisia, Capal, Castrolanda, Cooper Itaipu, Copérdia e Cooper Alfa, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, a Cooasgo, Copérdia e Cooperalfa.

SOBRE O SEBRAE

O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.

Siga-nos no Google notícias

Google News