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Representantes das entidades parceiras comemoram o êxito do evento juntamente com as equipes técnicas e supervisores regionais das regiões Sul e Vale do Itajaí. (Fotos: (Foto Silvania Cuochinski/MB Comunicação))
O evento reuniu técnicos, supervisores técnicos e supervisores regionais das regiões Sul e Vale do Itajaí
O Sistema Faesc/Senar e o Sebrae/SC promoveram o Treinamento ATeG: Gestão, Metodologia e Interpretação de Indicadores Econômicos, nos dias 10 e 11 de novembro (segunda e terça-feira), em São José, na Grande Florianópolis. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a atuação das equipes técnicas da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no que se refere ao uso de ferramentas de gestão que auxiliam os produtores rurais na tomada de decisões baseadas em indicadores técnicos e econômicos.
O evento reuniu técnicos, supervisores técnicos e supervisores regionais das regiões Sul e Vale do Itajaí. Durante dois dias de programação, o encontro abordou assuntos relacionados aos fundamentos da gestão de custos e práticas avançadas de interpretação de resultados e rentabilidade, em um ambiente de aprendizado técnico e estratégico.
A abertura foi conduzida pela coordenadora estadual da ATeG em Santa Catarina, Paula Araujo Dias Coimbra Nunes, contou com a presença do analista técnico Denilson Coelho representando o Sebrae/SC, dos supervisores regionais do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa e Ricardo da Costa, além dos supervisores técnicos da ATeG, Jaison Buss, Gerson Cunha e Pablo Henrique Ambrósio.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, acompanhou as atividades do segundo dia e expressou sua admiração pelo trabalho das equipes técnicas da ATeG em todas as cadeias produtivas. “Nós somos suspeitos em falar, mas são os próprios produtores e as autoridades que reconhecem os impactos desse importante trabalho. “Santa Catarina tem dois momentos — antes da ATeG e depois da ATeG. Isso se deve à dedicação e à seriedade com que vocês atendem nossos produtores. Estou aqui para parabenizar e dizer que estamos muito satisfeitos com o trabalho que realizam em todas as cadeias produtivas. Nós reivindicamos resultados e, felizmente, eles têm acontecido de forma exemplar. ”
METODOLOGIA DE CÁLCULO DE CUSTO DE PRODUÇÃO
A programação do 1º dia iniciou com uma apresentação institucional do Sistema Faesc/Senar e do Sebrae/SC, seguida por uma avaliação diagnóstica para nivelar os conhecimentos dos consultores. Em seguida, o especialista com experiência em metodologias de gestão no campo, Hugo Lopes, conduziu uma imersão sobre metodologia de cálculo de custo de produção, apresentando conceitos e critérios aplicados.
O grupo aprofundou conhecimentos sobre a análise de custos e discutiu formas de aprimorar o controle financeiro das propriedades. O encerramento do dia foi marcado por uma aplicação prática da metodologia e discussão dos resultados.
RENTABILIDADE, INTENSIFICAÇÃO E PRÁTICA GERENCIAL
O segundo dia foi dedicado aos temas rentabilidade e identificação dos caminhos para melhorar os resultados econômicos das fazendas, com os especialistas Christiano Nascif e Hugo Lopes. Na sequência, os participantes realizaram uma análise comparativa de resultados entre propriedades com diferentes níveis de intensificação.
A programação também incluiu uma dinâmica prática em grupo, que permitiu calcular indicadores técnicos e de lucratividade, além de uma clínica gerencial, momento em que os grupos apresentaram seus diagnósticos e propuseram soluções para desafios identificados nas propriedades simuladas. “Foram dois dias muito produtivos que oportunizaram discutir estratégias para aumentar a rentabilidade, priorizar indicadores e superar desafios de gestão, reforçando a importância da metodologia ATeG como ferramenta de transformação da realidade do campo”, avaliou Paula Nunes.
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