-
. (Fotos: Vanessa Karine // RCN Online)
Evento marcou os 90 anos da Secretaria de Estado da Segurança Pública e reforçou a integração entre forças policiais do Sul e do Mato Grosso do Sul no combate ao crime organizado
Na tarde desta terça-feira (11), Santa Catarina sediou, em Florianópolis, a abertura da 5ª edição do SulMaSSP, encontro que reúne líderes da segurança pública dos estados do Sul e do Mato Grosso do Sul. O evento ocorre na semana em que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) completa 90 anos e tem como objetivo fortalecer a atuação integrada das forças policiais no enfrentamento ao crime organizado.
Durante a coletiva, a governadora em exercício, Marilisa Boehm, destacou a importância da cooperação entre os estados e explicou que o novo acordo permitirá o compartilhamento de dados e imagens de indivíduos com mandados de prisão em aberto.
“Hoje é um dia muito importante para Santa Catarina. Teremos um encontro entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e São Paulo. O que nós queremos é propor um acordo de cooperação para integrar nossos dados. Teremos um cadastro tanto de imagem como de indivíduos procurados, o que dará mais agilidade para encontrar esses criminosos e tornará nossa segurança ainda mais eficaz”, afirmou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, explicou que os acordos de cooperação técnica possibilitarão o acesso conjunto ao Banco Nacional de Medidas Penais e Prisionais (PNMP), ampliando a identificação de foragidos e suspeitos entre os estados.
“Esses acordos permitirão que tenhamos acesso ao Banco de Imagens, onde estão registradas as pessoas inscritas no PNMP. Aqui, identificados, serão detidos pelas nossas forças de segurança, que estão entre as mais qualificadas do país”, disse Graff.
O secretário também destacou que o compartilhamento de informações servirá de base para a implantação do Programa de Reconhecimento Facial, que será lançado ainda nesta semana em Santa Catarina. A iniciativa busca aprimorar os mecanismos de inteligência e ampliar a eficiência das forças de segurança.
O SulMaSSP reúne representantes das Polícias Militar, Civil, Científica, Penal e do Corpo de Bombeiros Militar dos estados participantes, além dos Centros Integrados de Comando e Controle de Fronteiras. O encontro segue até quarta-feira (12), com discussões sobre estratégias conjuntas de combate ao crime, aperfeiçoamento legislativo e cooperação entre as instituições.
-
. (.)
-
. (.)
-
. (.)
-
. (.)
Tags
- Acordo
- Acordos
- Acordos de cooperação
- Cooperação
- Estado
- Fronteiras
- regional
Deixe seu comentário