-
Workshop ocorreu dentro do Smart City Expo World Congress (Fotos: Fabrício Umpierres Rodrigues)
Evento reuniu prefeitos catarinenses, executivos, gestores e demais convidados; iniciativa marca fim de imersão internacional do MBI em Smart Cities
O UniSENAI e a Câmara de Smart Cities da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promoveram nesta sexta (7), em Barcelona, na Espanha, um workshop sobre cidades inteligentes.
O evento ocorreu dentro do Smart City Expo World Congress, maior encontro global sobre o tema; reuniu, entre outros convidados, prefeitos de municípios catarinenses que participavam do congresso internacional.
Também participaram secretários municipais, especialmente de Blumenau e Joinville, alunos do MBI em Smart Cities, lançado em maio pelo UniSENAI.
IMERSÃO
O workshop marcou o encerramento da semana de imersão do MBI do UniSENAI em Smart Cities – imersões internacionais serão uma prática diferenciada dos cursos de pós-graduação da instituição.
O objetivo foi colocar os participantes, em sua maioria servidores públicos, em contato com soluções adotadas em Barcelona, referência mundial no tema.
A experiência permite que práticas observadas na cidade espanhola, como mobilidade, monitoramento, urbanização e arborização, sejam adaptadas à realidade catarinense.
MISSÃO
Executivos e gestores de entidades da FIESC também participaram do workshop e da imersão. Para eles, a viagem teve como propósito fortalecer o relacionamento com instituições internacionais e inspirar ações que aproximem indústria, inovação e desenvolvimento sustentável.
Integraram o grupo Fabrízio Pereira, diretor regional do SENAI/SC; Vanessa Wohlgemuth, gerente executiva do IEL/SC; Jean Vogel, presidente da Câmara de Smart Cities da FIESC; Marco Goetten, gerente executivo do SESI, SENAI e IEL em Joinville; e Charles Zanini Miranda, coordenador da pós-graduação do UniSENAI.
SAIBA MAIS
O conceito cidades inteligentes define ambientes que integram tecnologia e eficiência para promover o desenvolvimento de pessoas e negócios. Barcelona é referência mundial no tema.
UNISENAI
O MBI em Smart Cities, do UniSENAI, é o primeiro do tipo no país. O curso, com duração de 12 meses, é desenvolvido em parceria com a Câmara de Smart Cities da FIESC e está alinhado à Missão 3 da Política Industrial Nova Indústria Brasil (NIB), que busca melhorar a qualidade de vida nas cidades, com foco em mobilidade sustentável, moradia, infraestrutura e saneamento.
Em 2026, uma nova turma será lançada.
Deixe seu comentário