-
. (Fotos: GEMAC)
SCGÁS destaca potencial da região para se tornar um hub regional de biometano
A SCGÁS realizou nesta terça-feira (4) o encontro “Interiorização da Distribuição do Gás Natural Associado ao Biometano”, em Campos Novos. O evento, realizado na Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense (ACIRCAN), reuniu empresários, representantes do setor público e entidades locais para discutir o avanço da rede de gás natural e as oportunidades de aproveitamento do biometano no interior do estado.
Durante a apresentação, a SCGÁS destacou o potencial de Campos Novos para se tornar um hub regional de biometano, com capacidade estimada de produção acima de 40 mil m³ por dia. O biometano, produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, foi apresentado como uma alternativa estratégica para a descarbonização de frotas pesadas e processos industriais, além de poder ser injetado na rede de distribuição de gás natural.
Outro ponto abordado foi a Resolução nº 350/2025 da ARESC, que estabelece as condições para a distribuição do biometano na rede canalizada em Santa Catarina. A nova norma possibilita a interligação direta entre produtores e consumidores livres, criando um ambiente favorável para expansão dessa fonte renovável no estado.
A SCGÁS também apresentou cenários de crescimento do uso do Gás Natural Veicular (GNV), principalmente em veículos pesados, com destaque para a redução média de 20% nos custos de combustível e até 95% na emissão de CO2 em comparação ao diesel.
Com apoio da ACIRCAN, FIESC, FACISC e SICOS, o encontro reforçou o papel do gás natural e do biometano como vetores da transição energética catarinense, promovendo a interiorização da infraestrutura e a diversificação da matriz energética estadual.
Tags
- Aresc
- Biometano
- evento
- Gás Natural
- SCGÁS
Deixe seu comentário